Lente de Contato Dental: Como Funciona, Preços, Vale a Pena?

Isabella 12/02/2021 Saúde

Com o avanço da Odontologia surgem cada vez mais opções de procedimentos para tornar o sorriso atraente. Como a lente de contato dental, que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os famosos.

Caso você ainda não conheça, a técnica é capaz de proporcionar melhorias na forma e cor dos dentes em pouco tempo. Continue lendo para saber mais sobre o procedimento.

O que é lente de contato dental?

Lente de contato dental é um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes.

Justamente, por ser muito fina, a técnica se assemelha com a lente de contato ocular, daí o motivo de ter recebido esse nome.

É importante ressaltar também que existem dois tipos: a lente de contato dental com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material vai depender dos objetivos de cada tratamento.

Como é feita a lente de contato dental?

Como primeiro passo, o odontologista precisa entender os motivos que levaram o paciente a optar pelas lentes de contato dental e avaliar se este é, realmente, o melhor procedimento para o caso.

Caso o uso das próteses seja benéfico, o profissional analisa a forma e a cor ideal das lentes de contato dentais para opaciente, já que o laminado deve combinar com o rosto, os lábios e a personalidade da pessoa.

Mock up

Em alguns casos, o paciente pode ter uma prévia de como irá ficar o seu sorriso após a colocação da lente de contato dental. Isso é feito por meio da aplicação de uma resina bisacrílica sobre os dentes naturais, sem que nenhum desgaste seja necessário.

Por durar no máximo dois dias, o material é indicado para quem ainda não tem certeza sobre o tratamento e gostaria de visualizar os resultados antes de investir em laminados definitivos.

Preparo dos dentes

Depois que o paciente e o odontologista chegam a um consenso sobre a cor, formato e posição das lentes, é hora de preparar os dentes originais para recebê-las.

Para isso, a superfície do dente recebe pequenas alterações por meio de desgastes.

Produção

Nesta etapa, a boca é escaneada com uma câmera 3D e o novo sorriso é inteiro desenhado no computador. Por fim, a lente de contato dental é produzida manualmente ou em uma máquina que funciona como uma impressora 3D.

Colocação

A última fase é a colocação das lentes, já prontas, por meio de uma espécie de adesivo líquido.

Aqui, para que o resultado seja bonito e natural, é essencial que detalhes de encaixe e tamanho sejam milimetricamente adequados pelo profissional.

Lente de Contato Dental: Quantas sessões são necessárias?

Normalmente, é preciso pelo menos três sessões com o dentista para completar a colocação da lente, pois existem diversas fases no processo, como planejamento, preparo, mock up e aplicação dos moldes.

Quem pode usar as lentes?

Tenha em mente que o tratamento com lente de contato dental somente é indicado para pequenas correções estéticas de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor que não foram resolvidas por outros tratamentos

Ou seja, grandes desvios estéticos, como dentes tortos, ainda precisam de um tratamento ortodôntico prévio. É também muito importante que a estrutura dentária que irá receber as lentes, esteja saudável e resistente.

Confira para quais casos a lente de contato dental costuma ser recomendada:

  • Afastamento: fechamento avantajado de espaços entre dentes, que são diastemas
  • Tamanho: alongamento de comprimento e largura dos dentes
  • Textura: correções na textura dos dentes desgastados
  • Forma: correção de dentes quebrados ou lascados
  • Cor: alterações de manchas ou cores escurecidas

Quanto tempo dura?

Geralmente, a lente de contato dental dura de 5 a 10 anos, e então precisa ser substituída.

Porém, algumas situações podem precisar de manutenção, como retração gengival, quando a gengiva sobe ou falha na cimentação ou adaptação.

Contraindicações

Existem algumas contraindicações para o uso de lente de contato dental. Pacientes que possuem muitas restaurações nos dentes ou bruxismo severo devem procurar outras formas para melhorar a estética oral. Por exemplo, reabilitações com coroas de porcelana.

Além disso, o procedimento não é indicado para pessoas com dentes fracos e com risco de cair, má oclusão dental, dentes sobrepostos e diminuição do esmalte dental.

Quanto custa lente de contato dental?

Cada lente de contato dental custa por volta de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00.

Lembrando que os preços variam dependendo do material do dente, da cidade do paciente, do profissional, entre outros fatores que são levados em consideração.

Outros artigos

Casas de madeiras decoradas

11/12/2011

Casas de madeiras decoradas

[caption id="attachment_348698" align="alignnone" width="525" caption="Ambientes internos de uma casa de madeira. (Foto:Divulgação)"][/caption] A casa de madeira ...