Alimentos que devem ser evitados pela mãe durante amamentação

Durante a gestação é normal ter cuidados redobrados com o que se consome, evitando alimentos que podem ser prejudiciais e ingerindo com cuidado outros.…

Durante a gestação é normal ter cuidados redobrados com o que se consome, evitando alimentos que podem ser prejudiciais e ingerindo com cuidado outros. Quando a mãe está amamentando esse cuidado deve continuar, afinal não é só porque a gravidez já acabou que se pode abusar. Saiba mais sobre os alimentos que devem ser evitados pela mãe durante a amamentação.

A amamentação exige alguns cuidados. (Foto: divulgação)

Alimentação na amamentação

Os cuidados com a alimentação durante a amamentação são os mesmos que devem ser tomados durante a gestação. A mãe que está amamentando deve pensar em suas necessidades e também nas do bebê, pois tudo o que se consome também será consumido pelo bebê através do leite materno.

A qualidade dos alimentos consumidos é o que mais conta. A fase de amamentação não um período ideal para fazer dietas com o intuito de perder peso. Ainda que seja orientado para acrescentar mais 500 kcal na alimentação diária, o mais importante é a qualidade do que a quantidade de alimentos que se consome.

Ao escolher os alimentos para serem consumidos durante a amamentação é importante pensar nas necessidades nutricionais do bebê. Nem sempre p que mãe consome a criança aceita bem. Um sinal que indica a não aceitação do organismo do bebê é a diminuição da quantidade de fraldas sujas. Se o pequeno estiver recendo mais do que precisa, o mau estar e os gases serão constantes.

A alimentação saudável da mãe é muito importante. (Foto: divulgação)

Alimentos que devem ser evitados pela mãe durante amamentação

Quando o bebê apresenta sinais de desconforto como diarreias, gases, insônia é preciso ficar atento. Alguns alimentos podem ser responsáveis por esses problemas, como:

  • Comida picante
  • Leite de vaca;
  • Alimentos ricos em cafeína, como refrigerantes
  • Sumo de citrinos e outros
  • Soja, ovos, nozes e trigo
Leia Também:  Sugestões para cuidar da saúde das unhas

Além disso, existem alguns alimentos que devem ser consumidos em baixa dose, ou até mesmo evitados, são exemplos:

  • As bebidas alcoólicas em geral, cerveja e vinho, quando consumidos em excesso podem passar para o leite, causando problemas para o bebê;
  • Os peixes que contém grandes quantidades de mercúrio devem ser evitados, é caso do peixe-espada e outros de grandes profundidades;
  • Os alimentos como a salsinha ou menta são responsáveis pela diminuição da quantidade de leite, por isso devem ser consumidos com moderação.

    A mãe deve ter cuidados com a saúde do bebê. (Foto: divulgação)

A amamentação é um período muito importante na vida da mulher e do bebê. Existem alguns alimentos que devem ser evitados na amamentação já que podem ser prejudiciais para a saúde da mãe e do bebê. Para saber mais como deve ser a alimentação ideal para a mamãe, consulte uma nutricionista para montar o cardápio ideal.

Top