Aparelhos Auditivos Gratuitos

Aparelhos Auditivos Gratuitos

Isabella Moretti 12/12/2012 Saúde

Há um grande número de pessoas que sofrem com a perda da audição e, para minimizar o problema, usam aparelhos que ajudam a captar sons para interpretá-los. Alguns danos sofridos pelo sistema auditivo são irreversíveis, mas a tecnologia tem aprimorado o formato dos aparelhos e aumentado a eficiência desses componentes.

Você pode achar dois modelos de aparelhos, e inclusive o SUS pode oferecer de forma gratuita um aparelho auditivo. (Foto: Divulgação)

Aparelhos para deficiência auditiva

Os aparelhos para deficiência auditiva possuem como finalidade melhorar o desempenho do canal auditivo humano, apostando em tecnologia digital para que os sons possam ser identificados com mais facilidade. Esse aparelho tem ocupado papel fundamental na comunicação dos deficientes auditivos, em especial porque ajudam a realçar sons importantes para a compreensão da fala.

Modelos de aparelhos auditivos

Existem dois modelos de aparelhos auditivos bem conhecidos na área médica, os retroauriculares e intracanais. Ambos possuem na estrutura microfone, amplificador e alto-falante que desenham a função de ampliar o som e transmitir ao ouvido. As pessoas que não possuem condições financeiras para bancar o tratamento podem contar com os aparelhos auditivos gratuitos.

Aparelhos auditivos gratuitos

O SUS (Sistema Único de Saúde) distribui próteses gratuitamente para quem possui limitações auditivas e não têm dinheiro para comprar um bom aparelho. Algumas clínicas particulares contribuem com o projeto do SUS, em especial no estado de Minas Gerais.

Os aparelhos auditivos de graça pelo SUS possuem eficiência no funcionamento e conseguem combater os indícios de surdez em todas as faixas etárias. As novas tecnologias digitais são aprovadas por fonoaudiólogos e tornam o design dos parelhos muito mais compactos.

Como conseguir um aparelho auditivo

Caso você não saiba como conseguir aparelho auditivo grátis, compareça até o posto de saúde da sua cidade, marque uma consulta com um médico especializado e faça os exames necessários. Com o tratamento auditivo feito pelo SUS, a prótese será dada ao paciente gratuitamente.

Existem também alguns aparelhos auditivos que são vendidos por preços mais acessíveis. O valor dos aparelhos auditivos da Rede de Clínicas Direito de Ouvir, por exemplo, vai de R$ 1.880,00 à R$ 3.439,00. A Rede está presente em mais de 390 cidades brasileiras, possui fonoaudiólogos especializados no atendimento e só trabalha com marcas europeias que estão no mercado a mais de 60 anos. Mais informações pelo WWW.direitodeouvir.com.br

Outros artigos

Morre Margaret Thatcher, a Dama de Ferro

08/04/2013

Morre Margaret Thatcher, a Dama de Ferro

Nesta segunda-feira (8), morreu Margaret Thatcher, aos 87 anos de idade. Ela ganhou fama no mundo todo por se tornar a primeira-ministra mulher da Grã-Bretanha. Devi...

Ter propósito na vida protege coração

18/03/2015

Ter propósito na vida protege coração

Ter propósito na vida protege coração e diminui os riscos de morte, de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral, segundo um novo levantamento conduzido por ci...