Jac Motors é a 2ª em Vendas no Brasil

A montadora chinesa Jac Motors encerrou o mês de agosto tendo 11,18% do mercado no acumulado de 2011 entre as empresas importadoras de veículos…

A montadora chinesa Jac Motors encerrou o mês de agosto tendo 11,18% do mercado no acumulado de 2011 entre as empresas importadoras de veículos no Brasil e está em segundo lugar em vendas do ranking da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).

Os dados foram divulgados ontem (14/09) pela associação: a Jac Motors vendeu até agora 14.459 veículos no Brasil desde março. Quando iniciou os trabalhos de vendas no país, sendo que todas as associadas a Abeiva venderam este ano venderam juntas 129.281 unidades.

Com este número expressivo, a chinesa foi ultrapassada somente pela Kia, montadora corena que vendeu 53.918 unidades no Brasil contabilizando os números de janeiro a agosto. Após a Kia e a Jac Motors, a montadora chinesa Chery ficou com o terceiro lugar vendendo 12.770 unidades e totalizando 9,88% do total vendido pelas associadas da Abeiva.

Ao todo a Abeiva conta com 27 associadas, cujas vendas representam uma pequena fatia do que o consumidor brasileiro consome. Ela é responsável por 5,75% das vendas de automóveis e veículos comerciais leves no mercado brasileiro.

Apesar do crescimento, entidade prevê quedas mensais.

Segundo informações da Agência Estado, as estatísticas estão sendo generosas: em agosto, as vendas de veículos importados por empresas que não possuem fábricas no país cresceram 104,1% em comparação a agosto do ano passado, tendo em vista os números dos emplacamentos. Foram 20.420 unidades emplacadas em agosto contra 10.007 do mesmo mês em 2010. Também houve um crescimento de 11,3% de vendas em relação a julho, mês no qual foram contabilizadas 18.346 unidades emplacadas, colocando fim a dois meses de retração.

Apesar do crescimento recente, a entidade projetou quedas para os últimos quatro meses do ano, levando em consideração a retração do mercado, falta de produtos e variação cambial. Porém a estimativa de fim do ano, de 185 mil veículos vendidos por cada montadora associada foi mantida.

Fontes:

  • Site Oficial Ambeiva – Carros importados significam apenas 5,79% do mercado interno 
  • Estadão: Em cinco meses Jac Motors já tem 11% do mercado de importados.
Top