Intoxicação Alimentar – Quais os riscos?

A intoxicação alimentar pode ocorrer através do calor que facilita a proliferação na comida de micróbios prejudiciais á saúde. E os mais comuns são…

A intoxicação alimentar pode ocorrer através do calor que facilita a proliferação na comida de micróbios prejudiciais á saúde. E os mais comuns são as salmonelas, bactérias que se instalam em alimentos de origem animal mal cozidos, provocando infecção intestinal.

Para evitar que ocorra isto, evite maioneses caseiras, ovos e carnes crus ou mal-passados. Não deixe que haja contato desses alimentos antes de cozidos com verduras e legumes.

O consumo de alimentos sem qualidade pode levar a um quadro sério de intoxicação alimentar, onde a pessoa precisa ir ao médico e até se submeter a tratamento para reparar os danos causados ao organismo. Produtos industrializados com prazo de validade vencido ou mesmo comidas preparadas sem os cuidados necessários podem causar a intoxicação.

Inúmeras bactérias são responsáveis pela intoxicação e o problema pode conduzir a um desconforto gastrintestinal severo. Muitas hospitalizações acontecem devido aos quadros de intoxicação e dependendo da gravidade pode levar a morte. Por isso a assistência médica logo que os primeiros sintomas forem identificados é algo fundamental.

Os sintomas da intoxicação alimentar são bem claros, mas podem ser confundidos com outros tipos de doenças. Quem desenvolve o problema tem cansaço, náuseas, cólicas, fraqueza, dores de cabeça, vômitos e diarréia. Logo que esses sinais forem identificados no doente, é necessário levá-lo para um hospital para que seja feito um diagnóstico mais preciso.

Só nos Estados Unidos a intoxicação alimentar é responsável por em média 5 mil mortes a cada ano, um índice preocupante. No Brasil o número de pessoas que se tornam vítimas da intoxicação também tem aumentado e levado pessoas ao óbito.

O doente precisará passar por vários exames para fazer o diagnóstico, como a coleta de amostras de sangue e fezes. Compreendida a causa do problema, o médico receita antibióticos para iniciar o tratamento no combate a intoxicação. Todo cuidado é pouco para que o paciente não fique desidratado no período de recuperação.

Continuar Lendo  Droga que apodrece pele humana faz vítimas

A melhor forma de não sofrer com os males da intoxicação é se preocupando com a segurança alimentar. Escolha com cuidado os restaurantes onde você faz as refeições e no preparo da comida procure conferir a validade dos produtos e ter higiene na cozinha.

Dessa forma você evitará transtornos a sua saúde!

Top