Idosos: como evitar quedas

Com o avançar da idade, o nosso organismo passa por diversas modificações, trazendo algumas dificuldades, principalmente ligadas às limitações físicas. Por isso, é muito…

Com pequenas alterações no ambiente onde vivem, os idosos podem ter mais segurança e evitar as quedas

Com o avançar da idade, o nosso organismo passa por diversas modificações, trazendo algumas dificuldades, principalmente ligadas às limitações físicas. Por isso, é muito comum que nas pessoas de idade mais avançada, o risco de quedas seja bem grande, mesmo quando elas estão em casa.

Apesar disso, existem uma série de atitudes que podem ser tomadas para evitar as quedas dos idosos, que passam por mudanças de hábitos, medidas de prevenção através de modificações realizadas na casa e podem chegar até mesmo ao tratamento médico e psicológico.

Avaliação médica

As avaliações médicas podem detectar problemas que facilitem as quedas

Caso o idoso esteja tendo quedas frequentes, é bom levá-lo para fazer uma avaliação médica. No consultório, o médico poderá fazer testes de equilíbrio, testes cognitivos, de visão e de audição, entre outros, para saber como está a saúde do idoso e notar se há alguma relação com doenças ou outros problemas.

Não deixe de ler: Dicas para adaptações para casas com idosos

Modificando a casa

A instalação de alguns acessórios na casa pode ajudar a evitar as quedas dos idosos

A casa em que o idoso reside, seja sozinho ou com outras pessoas, deve passar por algumas modificações, para garantir a segurança das pessoas de maior idade. Algumas medidas que podem ser tomadas são:

Evite usar tapetes em casa. Se for o caso, prefira aqueles que são antiderrapantes;

– Instale barras de apoio no banheiro e no box;

– Melhore a iluminação do ambiente, principalmente nos corredores e no quarto do idoso. Colocar um abajur ao lado da cama pode ser uma boa opção;

– Organize os móveis da casa de forma que não atrapalhem a passagem do idoso;

– Deixe os utensílios domésticos em locais de fácil alcance e acesso;

– Se houverem escadas na casa, coloque corrimões dos dois lados e utilize um piso antiderrapante nos degraus;

– Instale barras laterais na cama do idoso, para evitar que ele caia durante o sono.

Leia mais: Banheiro para idosos: como montar

Mudança de hábitos

Fazer exercícios físicos fortalece os músculos e contribuem para evitar as quedas dos idosos

A mudança de hábitos do idoso é outra importante maneira de se evitar as quedas. Caso o idoso seja sedentário, é preciso convencê-lo a fazer exercícios físicos com regularidade e orientação médica, priorizando atividades mais leves, que irão auxiliar no fortalecimento da musculatura, além de aumentar o convívio social deles e diminuir os riscos de algumas doenças aparecerem.

O idoso deve ainda evitar andar descalço e dar preferência a sapatos com solado de borracha e material antiderrapante, que podem ser usados tanto em casa como principalmente na rua. Falando nisso, ao sair, é importante ressaltar que os idosos devem andar devagar, prestando atenção ao movimento, para ficarem longe dos acidentes.

O auxílio das bengalas durante uma caminhada também é importante

Caso o idoso tenha alguma dificuldade em caminhar, o uso de bengalas e andadores pode facilitar a caminhada e ainda prevenir as quedas.

Com essas dicas os idosos ficarão mais protegidos das quedas.

Top