Dicas para adaptações para casa com idosos

Assim como modificamos a casa quando nela residem recém-nascidos e crianças, também é necessário fazer algumas adaptações para as casas em que vivem os…

A casa deve oferecer toda a segurança para os idosos

Assim como modificamos a casa quando nela residem recém-nascidos e crianças, também é necessário fazer algumas adaptações para as casas em que vivem os idosos, com o objetivo de evitar quedas, escorregões e outros pequenos acidentes domésticos, que podem trazer sérios problemas para as pessoas de mais idade.

Para fazer essas mudanças, siga as dicas para adaptações para casas com idosos que você verá neste artigo. Elas são bem simples de ser realizadas, e lembre-se de que devemos dar todo o conforto e segurança necessários para essas pessoas que cuidaram de nós durante muito tempo, para que elas possam curtir a vida com muito mais prazer e tranquilidade.

Banheiro

O banheiro deve ter barras de apoio e pia na altura ideal

É nos banheiros que normalmente acontecem a maior parte dos acidentes, principalmente durante o banho. Para evitá-los, você pode usar um piso antiderrapante ou tapetes de borracha, que grudam no chão. Além disso, é interessante instalar barras de apoio na área de banho e perto do vaso, para que o idoso se segure, em caso de falta de equilíbrio.

Outras medidas interessantes são trocar o box de vidro por cortinas de plástico, usar assentos removíveis para aumentar a altura da privada e colocar uma cadeira para o idoso tomar banho sentado, caso tenha dificuldades para ficar de pé.

Quarto

O quarto deve ser o mais funcional possível

A cama do idoso deve ficar em uma altura ideal para que ele não encontre dificuldades tanto para deitar quanto para se levantar. Alguns médicos recomendam entre 55 cm e 65 cm.

Leia Também:  Decoração Batizado De Bebê

Ao lado da cama, é importante que tenha um criado mudo ou mesa de cabeceira, contendo abajur, lanterna, telefone e caderno com números de emergência. Também não se esqueça de colocar um interruptor bem próximo à cama, para que o idoso controle a luz sem precisar levantar.

Cozinha

Bom exemplo de como pode ser a cozinha para idosos, com os objetos em altura mediana e de fácil alcance

Na cozinha, também é ideal colocar um piso antiderrapante e algumas barras de apoio. Os armários não devem ser muito altos, assim como a bancada da pia, cuja altura recomendada é de 85 cm a 90 cm. Deixe os objetos mais usados sempre ao alcance, e coloque portas e gavetas nos armários de fácil abertura.

Sala

A sala não deve ter tapetes nem objetos atrapalhando a passagem dos idosos

Evite tapetes e enfeites, que podem causar tropeços e tombos. No caso das estantes, o melhor é que elas sejam fixadas ao chão ou presas à parede, enquanto sofás e poltronas devem ser confortáveis e mais altos, contendo almofadas e apoios para os pés. Deixe os controles de TV e outros aparelhos sempre à mão.

Corredores e escadarias

Escadas e corredores devem ser bem iluminados e passar por adaptações para aumentar a segurança dos idosos

A iluminação nos corredores deve ser constante, para evitar que o idoso tropece. Instalar sensor de presença pode ser uma ótima ideia, assim como não colocar tapetes. Com relação às escadas, o melhor é ter um corrimão firme, dos dois lados, além de degraus mais baixos e algum tipo de sinalização para avisar ao idoso sobre as escadas.

Top