Quando existe um morador idoso na casa, é necessário realizar algumas adaptações. Os ambientes residenciais devem oferecer segurança, praticidade e conforto, tornando mais fácil o dia-a-dia da terceira idade. Entre os lugares da moradia que mais oferecem perigo, vale ressaltar o banheiro.
A área sanitária pode ser considerada uma verdadeira armadilha para os idosos, afinal, ela aumenta as chances de quedas por causa da umidade e outras ameaças. Para não colocar em risco a saúde e a qualidade de vida do morador com idade avançada, é necessário planejar cada detalhe do banheiro.
Móveis, acessórios e revestimentos devem agregar funcionalidade e segurança ao espaço sanitário. Os módulos adicionais também desempenham papel importante no ambiente, principalmente para que o idoso possa se deslocar e usar a área de banho com segurança.
Como montar banheiro para idosos?
O banheiro acessível ao idoso possui todas as divisões de um cômodo convencional, exceto que sua estrutura é pensada em prol da segurança e comodidade. Os ajustes começam logo na entrada, que deve apresentar uma boa iluminação para visualizar a área sanitária por completa.
A superfície escorregadia pode representar uma ameaça para os idosos, por isso é fundamental instalar piso antiderrapante em toda área de acesso. Para muitos idosos o movimento de levantar e sentar é um verdadeiro sacrifício, neste caso recomenda-se o uso de adaptadores no vaso sanitário.
Posicionar as barras nos lugares adequados também é um aspecto importante para montar o banheiro adaptado. Desta forma, coloque-as próximas ao lavatório, vaso sanitário e box. Para tornar o momento do banho mais confortável e seguro, é interessante que a área conte com um banquinho.
A área de banho precisa ser ampla, ou seja, ter capacidade para acomodar duas pessoas. Um espaço com este tamanho é viável no caso do idoso precisar de ajuda nas etapas de higienização. A banheira aparece apenas como um item adicional, podendo ser instalada apenas se sobrar espaço. O material escolhido para fazer o fechamento do box deve ser resistente e inquebrável para não tornar possíveis quedas mais arriscadas.
No lavabo, instale um modelo de torneira que seja fácil de abrir e fechar. Evite ainda as prateleiras de vidro e aço inox, que podem causar ferimentos. Como o idoso às vezes não tem equilíbrio do corpo, vale à pena adequar a estrutura dos móveis para que ele não precise fazer tantos movimentos. A instalação do armário deve ser feita na altura da cintura ou peito, além do que a bancada requer medidas entre 80 e 85 cm.
Use as orientações para deixar o banheiro adaptado aos idosos.