Home office pequeno: dicas como montar

O home office tem se revelado um dos cômodos mais importantes da casa, principalmente porque muitas pessoas estão trabalhando na própria residência. Na hora…

O home office se tornou o novo cômodo da casa do brasileiro. (Foto:Divulgação)

O home office tem se revelado um dos cômodos mais importantes da casa, principalmente porque muitas pessoas estão trabalhando na própria residência. Na hora de montar o escritório, é comum sentir dificuldades para decorar e organizar todos os itens de maneira correta, sobretudo quando o espaço é restrito.

Home office com pouco espaço

Para que o home office pequeno se torne confortável e bonito, é necessário realizar uma decoração inteligente. O projeto deve se basear em um arranjo físico que favoreça o trabalho do morador, mas também deve levar em conta os elementos que garantem a personalidade do ambiente.

Um dos maiores desafios da decoração do home office pequeno é conseguir aproveitar o espaço. O fato de a área ser limitada obriga o morador a se valer de alguns truques, como o uso da cor branca nas paredes para criar a sensação de amplitude e a inclusão de poucos itens para não sufocar o ambiente.

O escritório em casa, quando pequeno, representa uma ótima oportunidade para colocar em prática a decoração minimalista. A ideia de que “menos é mais” deixará o ambiente mais leve, arejado e charmoso. O estilo imprime conceitos, como o combate ao exagero e a valorização de itens básicos.

Na falta de um ambiente exclusivo para o escritório, é necessário adaptá-lo a outro cômodo. (Foto:Divulgação)

Em muitas imóveis não é possível dispor de um cômodo exclusivo para montar o home office, por isso, acaba sendo necessário adaptar o escritório dentro de outro espaço da casa. Embora a área de trabalho careça de silêncio e tranquilidade para manter a concentração, muitas pessoas acabam adaptando o home office ao quarto ou sala de estar.

Leia Também:  Mármore Travertino Preço

Leia também: Saiba o que não pode faltar no seu home office

Como montar um home office pequeno?

Quanto mais restrito o espaço do escritório doméstico, mais cuidados devem ser tomados com a decoração. O primeiro passo para montar o ambiente é a seleção do equipamento essencial, ou seja, os itens que são necessários para o trabalho. O morador deve contar com um computador exclusivo, uma linha telefônica e impressora.

Para aumentar a sua produtividade nas tarefas, é importante investir em um móvel que facilite a organização de arquivos, como é o caso do armário ou da estante. A falta de espaço também valoriza os módulos que ocupam a área vertical, como é o caso das prateleiras.

Os móveis precisam ser compactos, confortáveis e proporcionais. (Foto:Divulgação)

O morador deve contar ainda com uma mesa proporcional ao ambiente e que satisfaça a suas necessidades. Normalmente, o formato que mais aproveita o espaço é em L, mas também existem os modelos compactos com outros designs. Por fim, é recomendado incluir no home office uma cadeira aconchegante e com regulagem de altura, pois o morador permanecerá muito tempo sentado desenvolvendo as suas atividades.

A divisão da casa reservada para o home office deve estar livre de qualquer distração (TV, conversas de familiares, etc..) , pois isto afeta a concentração e interfere no desempenho profissional.

Saiba mais: Como decorar seu Home Office

Top