Motivos para não abandonar o estágio

Editorial MDT 13/07/2013 Bem Estar

Equilibrar o tempo entre a vida pessoal, faculdade e estágio pode ser uma tarefa muito difícil. Em algum momento, você irá sentir vontade de desistir e deixar o trabalho, mas nem sempre é a melhor opção. Antes de sair do estágio, é necessário avaliar se essa decisão vale a pena realmente. Saiba mais sobre o assunto e veja os motivos para não abandonar o estágio.

O estágio é uma complementação muito importante para o currículo. (Foto: divulgação)

Benefícios do estágio

O estágio é um processo de aprendizagem essencial para a vida do profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios da carreira escolhida. Através do estágio é possível assimilar a teoria com a prática, aprender os macetes da profissão e conhecer a realidade do dia-a-dia.

A partir de quando o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, ele começa a assimilar tudo o que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender na teoria. O aprendizado é considerado muito mais eficaz quando é adquirido através da experiência.

Através da prática conseguimos aprender mais do que quando ouvimos ou lemos. O que fazer no dia a dia, é absorvido com maior eficiência. É comum o estagiário se lembrar do que realizou durante o estágio enquanto assiste às aulas e do que aprendeu em sala quando está desenvolvendo as atividades de estágio.

O estágio ajuda a entender melhor a teoria. (Foto: divulgação)

Motivos para não abandonar o estágio

1. A experiência é muito importante: os estágios são excelentes oportunidades para quem deseja adquirir conhecimento na área estudada. Quanto mais tempo ficar no estágio, maiores serão as habilidades desenvolvidas.

2. Perda das referências: se você desistir do estágio antes do contrato terminar, provavelmente irá perder o contato com o chefe e colegas de trabalho, ou seja, as pessoas que poderiam indicar outros serviços.

3. Você não poderá usar o estágio em seu currículo: se você abandonar o estágio antes do final do contrato, ele se torna inválido para o currículo. Porém, se ele for finalizado, todas as habilidades adquiridas poderão ser usadas ao seu favor.

4. Nem sempre você conseguirá o emprego que sonhava: você precisa aprender o que fazer com as frustrações no estágio. Se sentir que está sobrecarregado de funções ou estressado, procure alternativas para se livrar do estresse.

Os estagiários se destacam entre os demais profissionais. (Foto: divulgação)

Os benefícios de fazer estágio são muitos. É através que é possível ter maior conhecimento na área escolhida. Além disso, o estágio proporciona maior segurança para o individuo ao ingressar no mercado de trabalho. Abandonar o estágio pode fazer com que você perca a oportunidade de aprendizado e conhecimento no assunto.

Outros artigos

Tendências de cores para decoração em 2016

16/10/2015

Tendências de cores para decoração em 2016

Saber quais são as principais tendências de cores para decoração em 2016 é importante para quem está pensando em mudar o visual da residência, seguindo as principais...

Fotos de carros inspirados no Halloween

14/10/2015

Fotos de carros inspirados no Halloween

Confira fotos de carros inspirados no Halloween e descubra como é possível comemorar essa data sobre quatro rodas. Existem muitas ideias criativas que podem ser colo...

Filmes que falam sobre reencarnação: fotos

28/11/2012

Filmes que falam sobre reencarnação: fotos

A Reencarnação é um tema delicado, em que muitos acreditam e outros se mantêm céticos. O conceito de Reencarnação afirma que este fenômeno é a volta de um espírito à...