Hoje elaboramos um conteúdo importante relacionado ao hipotireoidismo e hipertireoidismo – Sintomas e tratamento. A tireóide é uma glândula endócrina muito importante para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 e T3 estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para garantir todos os processos bioquímicos do organismo. Os principais distúrbios da tireóide são hipotireoidismo, a baixa ou nenhuma produção de hormônios, e o hipertireoidismo, a produção excessiva de hormônios, doença que são mais constantes nas mulheres do que nos homens.
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo – Sintomas e tratamento (Foto: Divulgação)
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo – Sintomas e tratamento
O hipotireoidismo e hipertireoidismo – Sintomas e tratamento são problemas sérios e requerem um cuidado especial, acompanhamento médico para que os efeitos da medicação também sejam acompanhados bem de perto. Abaixo, separamos alguns sintomas e também como funciona a doença no corpo.
Leia mais informações sobre: Hipotireoidismo também afeta homens
Sintomas
Sintoma da hipotireoidismo: cansaço, depressão, adinamia, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, decréscimo da atividade cerebral, voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação, mixedema, diminuição de apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio e alterações menstruais e na potência e libido dos homens.
Dor de cabeça, por exemplo, é um sintoma comum (Foto: Divulgação)
Sintomas do hipertireoidismo: hiperativação do metabolismo, nervosismo e irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, intolerância ao calor, sudorose abundante, taquicardia, perda de peso resultante de queima de músculos e proteínas, tremores, olhos saltados, bócio e comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.
Causas
É preciso ficar atento ao sintomas da doença (Foto: Divulgação)
As causas do hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto, é uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula; falta ou excesso de iodo na dieta.
Leia mais informações sobre: Problemas mais comuns da tireoide: quais são
Hipertireoidismo
Já o hipertireoidismo, que é uma doença grave e hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos; bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.
Remédios específicos ajudam a tratar o problema (Foto: Divulgação)
O tratamento dos dois casos deve ser introduzido assim que o problema for constatado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.
No caso do hipotireoidismo, é preciso começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de produzir. Na maioria dos casos a doença não regride, e os medicamentos devem ser tomados por toda a vida, porém os resultados são muito bons.
No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, porém depende das características e causas da doença. O tratamento devem começar logo e ser prescrito principalmente na terceira idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.