Hipertensão: mitos e verdades, saiba mais

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, cérebro, coração, olhos e pode levar à problemas renais. Ela é…

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, cérebro, coração, olhos e pode levar à problemas renais. Ela é considerada alta quando se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Saiba mais sobre o assunto e veja os mitos e verdade da hipertensão.

A hipertensão pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Hipertensão Arterial

A hipertensão é uma doença que pode acometer crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, classes sociais e condições financeiras. Ela é popularmente chamada de “pressão alta” e se relaciona com a força exercida pelo sangue na parede das artérias enquanto circula pelo corpo.

O estreitamento arterial aumenta a necessidade de força para que o coração bombeie o sangue para o corpo e o receba de volta. Em consequência disso, a hipertensão dilata o coração e prejudica as artérias. Os valores da pressão variam durante o dia. Normalmente diminuem enquanto estamos dormindo ou relaxando e aumentam com a atividade física, agitação e estresse.

A ingestão de bebidas alcoólicas favorece para a hipertensão. (Foto: divulgação)

Veja também crianças com pressão alta, sintomas e como tratar 

Mitos e verdades sobre a hipertensão

1. Dor de cabeça é um sinal indicativo de hipertensão.

Verdade. Um dos sinais da hipertensão é a dor de cabeça, porém o problema deve ser investigado, já que a essa dor pode estar ligada a outras causas. O ideal é procurar o médico para fazer o diagnóstico.

2. O calor faz com que a pressão diminua.

Verdade. As temperaturas altas provocam vasodilatação, associadas a certo grau de desidratação e pode fazer com que a pressão diminua.

3. Pressão alta não provoca sangramento nasal.

Mito. Um dos sinais da hipertensão é o sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos presentes na mucosa nasal que estouram com a elevação da pressão.

4. A pressão pode ser controlada através da alimentação.

Verdade. A alimentação saudável é essencial para o controle da hipertensão. Em alguns casos é possível tratar a doença somente através da alimentação.

5. Hipertensos não podem praticar exercícios físicos.

Mito. Portadores de hipertensão podem e devem praticar exercícios, porém o recomendado é fazer uma avaliação prévia com cardiologista. Os exercícios promovem melhor adaptação do coração e vasos às alterações fisiológicas.

6. Histórico familiar de pressão alta indica que a pessoa será hipertensa.

Mito. A pessoa deve ficar de olho, porém, não necessariamente terá o problema. Apesar de o fator genético influenciar, fatores como alimentação, sedentarismo, alcoolismo e obesidade também são muito relevantes para o surgimento da hipertensão.

A alimentação saudável ajuda a combater a hipertensão. (Foto: divulgação)

Veja também sucos para controlar a hipertensão 

A hipertensão arterial é uma doença que acomete grande parte da população. Ela pode ser causada por vários fatores e deve ser tratada para que não coloque em risco a saúde da pessoa acometida. Fique atento para o problema e procure o médico para avaliar o caso e dar início ao tratamento.

Top