quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 16:00:26
MundodasTribos

Se já é difícil organizar a rotina de um adulto, imagine para uma criança ter que fazer isso? Já não é mais só a escola e a diversão. As crianças têm acesso à aulas particulares das mais diferentes naturezas, horários de estudo em casa, tarefas, obrigações e assim por diante. Com tantos afazeres, não é comum que a criança saiba todos os seus horários e destinos diariamente. Por isso, é importante que os pais ajudem na organização da rotina do filho.

Muitos pais pesquisam sobre como organizar a rotina do filho, afinal com o passar do tempo as obrigações vão aumentando, assim como as provas escolares, os prazos das tarefas, os trabalhos e muito mais. O primeiro passo é organizar uma agenda. Se possível, cole um painel com todas as tarefas e seus horários em um local da casa, como no quarto da criança. Assim, ela fica por dentro e começa a se acostumar com a rotina e seus horários.

Nem tudo precisa ser estipulado pelos pais. A agenda de um estudante, por exemplo, pode e deve ser criada com a presença de todos, ou seja, do filho e dos pais. Ele pode escolher qual o melhor horário para estudar em casa, se houver essa disponibilidade. Esse tipo de cronograma ajuda a criança a ter organização. Ela com certeza vai se tornar um adulto mais organizado com seus compromissos.

Mas ainda há muitas dúvidas sobre como organizar a semana do filho. O momento da organização pode se tornar até algo divertido. O painel pode ser colorido e cheio de desenhos ou fotos. A criança precisa se interessar pelo assunto, então estimule sua criatividade e gostos.

As atividades complementares como balé, natação, música, futebol, entre outras, não podem ser um peso excessivo no dia-a-dia da criança. A sobrecarga de tarefas pode ser tão ruim ou até mesmo pior do que a falta delas. Por isso, estabeleça horários e limites para essas tarefas, como três vezes por semana e uma hora por dia. Se necessário, alterne entre as tarefas.

A hora da diversão não pode ser deixada de lado. Na agenda deve conter o espaço para as brincadeiras e descanso, principalmente no final de semana. Deixe os dois dias, sábado e domingo, o mais livre possível. Evite aulas ou obrigações nesses dias. O horário de dormir também precisa ser estipulado. Nada de horas na frente do computador ou da TV. Criança precisa dormir cedo e acordar cedo.

Essas são só algumas dicas para organizar a rotina do filho. A organização é fundamental e ajuda a formar a personalidade da criança.

 

O conteúdo "Descubra como organizar a rotina do filho" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Macacão Feminino 2011-2012

Macacão Feminino 2011-2012

Passagens Mais Baratas Para Vitória

Passagens Mais Baratas Para Vitória

Tratando os cabelos alisados com receitas caseiras

Tratando os cabelos alisados com receitas caseiras

Cortes de Cabelo da Moda Verão 2011

Cortes de Cabelo da Moda Verão 2011

Estilo: Ashton Kutcher

Estilo: Ashton Kutcher

Rolinho gelado para o rosto

Rolinho gelado para o rosto