Hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso

Confira hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso. Se você está querendo emagrecer ou melhorar a alimentação, então vale à pena fazer algumas mudanças no…

Confira hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso. Se você está querendo emagrecer ou melhorar a alimentação, então vale à pena fazer algumas mudanças no cardápio, na rotina e até mesmo no comportamento.

Hábitos alimentares saudáveis dicas de sucesso. (Foto Ilustrativa)

Hábitos alimentares saudáveis dicas de sucesso. (Foto Ilustrativa)

Manter uma alimentação saudável é essencial para o corpo. Somente assim o organismo repõe os nutrientes e se fortalece. Por causa da correria do dia-a-dia, muitas pessoas estão deixando de se alimentar corretamente e apostando em cardápios abusivos, ou seja, com refeições pesadas, calóricas e gordurosas. Uma forma de mudar essa realidade é incluindo hábitos alimentares saudáveis na rotina.

Leia mais: Como fazer dieta corretamente

Hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso

Veja hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso:

Aposte na Reeducação alimentar

A reeducação alimentar se destaca como a melhor estratégia para perder peso, afinal, ela consegue blindar o corpo contra o efeito sanfona. O processo inclui alimentos saudáveis no cardápio, como frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Já as comidas calóricas e industrializadas ficam de fora das refeições.

O maior desafio da reeducação alimentar é conseguir reeducar o paladar. A pessoa deve abandonar a sua preferência por alimentos industrializados, afinal, eles são repletos de aromatizantes, corantes e outras substâncias que prejudicam a saúde. O ideal é implementar uma mudança na alimentação por semana, até ela se transformar em um hábito.

Respeite os horários das refeições

Faça as refeições nos horários certos. (Foto Ilustrativa)

Faça as refeições nos horários certos. (Foto Ilustrativa)

A alimentação deve ser fracionada em refeições, pois só assim é possível manter o nível de glicose no sangue controlado. Cada pessoa deve comer seis vezes ao dia, com um intervalo de 3 horas entre as refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Na hora de se alimentar, tome cuidado para não exagerar nas porções.

Saiba mais: Aprenda a fazer uma reeducação alimentar

Faça substituições inteligentes

Ao elaborar o cardápio, procure fazer trocas inteligentes. Experimente substituir cereais refinados por integrais, açúcar por adoçante, sal por ervas naturais, carnes gordurosas por carnes magras e queijos amarelos por ricota. Essas substituições são simples, mas conseguem tornar as refeições mais saudáveis e menos calóricas.

Coma devagar

Essa história de fazer as refeições com pressa não é um bom sinal. Quando os alimentos não são mastigados corretamente, o sistema digestivo encontra dificuldades para trabalhar. Portanto, coma devagar.

Não tenha pressa para comer. (Foto Ilustrativa)

Não tenha pressa para comer. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Diferenças entre reeducação alimentar e dieta

Agora você já conhece hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso. Seguindo esses conselhos, com certeza será possível tornar as refeições mais leves, nutritivas e saborosas. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dietas.

 

Top