Guia de Profissões 2018

O guia de profissões 2018 promete ser de grande ajuda para os jovens que estão indecisos com relação ao futuro profissional. Eles estão se…

O guia de profissões 2018 promete ser de grande ajuda para os jovens que estão indecisos com relação ao futuro profissional. Eles estão se preparando para os vestibulares, mas nem todos estão certos sobre a carreira escolhida.

Guia de Profissões 20168(Foto: Divulgação)

As principais universidades costumam ter guias de profissões. São almanaques capazes de apresentar informações sobre cada um dos cursos superiores oferecidos. Este material é interessante porque o vestibulando consegue conhecer a estrutura da graduação e as possibilidades de carreira. Muitas instituições também lançam o guia de profissões em PDF, uma versão digital que facilita o acesso.

Com a democratização da internet, muitas instituições começaram a oferecer guias online de profissões. Também há na rede uma série de sites especializados em carreiras, que ajudam a descobrir vocações, publicam rankings com os melhores cursos e esclarecem dúvidas com relação às ocupações no mercado de trabalho.

Veja também: Teste vocacional: Descubra que profissão fazer

Guia de Profissões 2018

Os guias online podem ser de grande ajuda para decidir a carreira. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir os melhores guias de profissões 2018:

Guia do Estudante

O Guia do Estudante é um site da Editora Abril, criado especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. Ele reúne informações sobre as principais profissões, notícias sobre educação, rankings de universidades e ótimas dicas de orientação profissional. Quem acessa o Guia do Estudante também encontra resumos e simulados para estudar.

Guia de Profissões Catho

O Catho, site de empregos, tem o seu próprio guia de profissões. Um dos recursos mais interessantes da página é a média salarial de cada cargo.

TV UNESP

A UNESP (Universidade Estadual Paulista) tem um canal no Youtube. O destaque do conteúdo é o guia de profissões em vídeos, que mostra a rotina e os desafios da carreira de diferentes profissionais.

Guia da Carreira

O Guia de Profissão separa as grades de atuação e dentro delas você vai encontrar as profissões mais buscadas em cada área.

Como escolher uma profissão?

Para escolher uma profissão, é preciso se conhecer bem. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas para acertar na escolha da profissão:

• Identifique a sua área de maior interesse na escola. Quais são ou eram suas matérias favoritas?

• Procure se conhecer com profundidade, ou seja, investigue as suas habilidades e os traços da personalidade.

• Busque o máximo de informações sobre as carreiras que mais despertam o seu interesse. Além de ler os guias de profissões, é importante conversar com profissionais da área e ir às feiras.

• Visite uma universidade e assista a uma aula do curso do seu interesse.

• Se mesmo depois de todo esse trabalho de investigação as dúvidas persistirem, é recomendado procurar um orientador vocacional.

Procure conhecer um pouco mais sobre cada carreira através do guia de profissões 2018, pois nele você vai poder tirar todas as suas dúvidas e escolher a profissão que mais corresponde ao seu perfil.

Top