Gravidez antes dos 20 anos: cuidados, dicas

Gravidez antes dos 20 anos: cuidados, dicas

A gravidez antes dos 20 anos exige alguns cuidados específicos, já que nesse período o corpo ainda não se desenvolveu totalmente. Quanto mais cedo…

Por Editorial MDT em 30/08/2013

A gravidez antes dos 20 anos exige alguns cuidados específicos, já que nesse período o corpo ainda não se desenvolveu totalmente. Quanto mais cedo isso acontecer, maior a atenção que o médico deve ter ao fazer o acompanhamento pré-natal. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de cuidados com gravidez antes dos 20 anos.

A gravidez antes dos 20 anos gera muitas dúvidas. (Foto: divulgação)

Gravidez antes dos 20 anos

Sempre que uma mulher descobre que está gravida, independente da idade, ela deve consultar o médico. Fingir que não está acontecendo nada, não irá resolver. Existem meninas que demora em ir à primeira consulta, às vezes por que não sabem o que fazer, ou por que ainda não falaram para a família, mas essa demora pode complicar ainda mais essa situação.

Mesmo que você esteja se sentindo bem, é preciso consultar o médico no começo da gravidez, pois é nesse período que são realizados os exames mais importantes, onde você será orientada a tomar ácido fólico e irá receber orientações sobre alimentação.

Caso você ainda não tenha dito para os seus pais, não se esqueça de que o médico não irá dizer nada a eles. Além disso, o profissional que te atender pode até dar novas ideias e ajuda-la a enfrentar a situação, para contar logo para a família.

A gravidez antes dos 20 anos merece cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Cuidados com a gravidez antes dos 20 anos

1. Procurar o médico e não faltar nas consultas.

2. Falar com os familiares e aceitar as possíveis críticas.  Segundo especialistas, por mais contrariados que estejam no início, os familiares acabam dando apoio, principalmente quando a criança nasce.

3. É preciso parar de usar substâncias que possam fazer mal para o bebê, como bebidas, drogas e cigarros. Mesmo que seja difícil, qualquer esforço que você fizer será melhor que nada. É preciso ser sincero com a pessoa que está fazendo o pré-natal, já que tem grandes chances de conseguir uma boa ajuda.

4. Tomar ácido fólico assim que descobrir a gravidez, depois o suplemento de ferro e vitaminas, conforme orientação do médico.

5. Não tomar remédio sem orientação médica antes. Caprichar na alimentação, sem encanar com o peso é essencial. Continuar a estudar para aproveitar a companhia das pessoas da sua idade e investir no futuro da sua nova família.

É preciso fazer o pré-natal corretamente. (Foto: divulgação)

A gravidez antes dos 20 anos de idade é um problema muito comum nos dias atuais. É preciso ter cuidados redobrados com a gravidez precoce, seja com alimentação, atividade física e orientação do pré-natal. Aposte nas dicas de cuidados com gravidez antes dos 20 anos e tenha uma boa gestação.

Top