Companheiros de um mesmo time de esporte pode influenciar jovens a fumar

  Imagem: (Foto Divulgação) Um estudo divulgado no início da semana, na versão online do Child Development, concluiu que os adolescentes são influenciados não…

Por Editorial MDT em 10/02/2012

 

Imagem: (Foto Divulgação)

Um estudo divulgado no início da semana, na versão online do Child Development, concluiu que os adolescentes são influenciados não só por amigos íntimos para começar a fumar, mas inclusive por companheiros de uma mesma equipe esportiva. Também foi concluído que, jovens que exercem diversos esportes ao mesmo tempo tendem a fumar menos. A pesquisa foi conduzida na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para chegar nesta conclusão, os pesquisadores reuniram 1.260 adolescentes de classes médias que estavam estudando entre a sexta e a oitava série do ensino fundamental. Os alunos foram submetidos a um questionário sobre comportamento, se ele ou seus amigos fumavam e se faziam parte de algum time organizado pela escola. Foi descoberto que os jovens eram mais predispostos a fumar na medida em que eram expostos a colegas fumantes que faziam parte de um mesmo time de esporte e que essa tendência é mais forte entre as meninas. Por outro lado, os adolescentes que participavam de diversos esportes ao mesmo tempo se mostraram menos propensos a experimentar o cigarro do que aqueles que praticavam somente um tipo de atividade.

“Esses resultados sugerem que os colegas de uma equipe esportiva podem influenciar o comportamento um do outro, mesmo que a prática de vários esportes exerça também um ‘efeito protetor’ em relação ao tabagismo”, afirma Kayo Fujimoto, coordenador do estudo. De acordo com o autor, seu levantamento pode sugerir novas questão para programas de prevenção ao tabagismo entre os jovens.

Top