quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:31:08
MundodasTribos

Um novo golpe do Pix pelo Instagram está causando prejuízos para muitos usuários da plataforma. Os bandidos usam perfis de pessoas comuns e anunciam, por preços acessíveis, a venda de produtos que não existem. Nesse contexto, quem não estiver atento, pode cair na armadilha e “adquirir” mercadorias inexistentes, fazendo o pagamento por pix.

Esse é o novo golpe do Pix pelo Instagram que, inclusive, já fez algumas vítimas. Mas essa não é a única forma de atuação dos criminosos virtuais, que também contam com outras técnicas para roubar as pessoas. Acompanhe este artigo até o fim e saiba como o golpe do Pix pelo Instagram funciona na prática e como se proteger dele.

O que este artigo aborda:

Como é o golpe do Pix pelo Instagram?

O novo golpe do Pix pelo Instagram é bem fácil de entender: basicamente, os bandidos invadem uma conta na plataforma e usam o mecanismo dos stories para anunciar produtos de vários tipos, como celulares, computadores, televisores, eletrodomésticos, entre outros. Tudo isso é oferecido a preços abaixo do mercado, já que supostamente o material é usado.

Como é o golpe do Pix pelo Instagram

Fonte/Reprodução: original

Ao ver os anúncios, os seguidores do perfil roubado pelos criminosos se interessam pelas mercadorias, entram em contato pela DM e efetuam o pagamento por meio de transferência instantânea (pix). Depois disso, os criminosos bloqueiam a vítima e nunca mais entram em contato.

O argumento geralmente usado pelos estelionatários na aplicação do golpe do Pix pelo Instagram é que os produtos estão com preço baixo porque eles pertencem a uma pessoa que vai viajar para fora do Brasil e precisa se desfazer rápido deles. Ao acreditar nisso, os usuários passam a integrar a estatística de vítimas desse novo golpe do Pix pelo Instagram.

Porque em alguns casos é mais fácil a vítima cair no golpe?

Qualquer pessoa, infelizmente, pode cair no golpe do Pix pelo Instagram, já que existem muitas formas de ter a conta roubada. Mas, o risco é ainda maior para quem não usa os mecanismos de segurança desenvolvidos pelas plataformas de tecnologia, como a autenticação em dois fatores do WhatsApp.

É por meio do aplicativo de mensagens instantâneas que, muitas vezes, o golpe do Pix pelo Instagram começa. Por isso, ativar esse sistema de segurança é fundamental.

Além disso, outra coisa que também leva as pessoas a caírem nessas ações fraudulentas é a própria desatenção. Sempre é preciso desconfiar de preços muito baixos e de posturas estranhas do dono do perfil. Se o usuário não costuma anunciar produtos, desconfie se isso acontecer repentinamente.

Quais tipos de ofertas do golpe Pix pelo Instagram?

No geral, os criminosos que aplicam esse novo golpe do Pix pelo Instagram costumam anunciar mercadorias “usadas” com valores abaixo do mercado. Na maior parte dos casos, eletrodomésticos e eletrônicos são as armas mais usadas, mas coisas como sofá, mesas e videogames também aparecem nessa lista.

A ideia utilizada no golpe do Pix pelo Instagram é que os anúncios sejam para “vender logo”, por isso os preços são tão atrativos e por essa mesma razão muitas pessoas caem no golpe.

Como se proteger de golpes com ofertas

Para quem não quer cair em golpes como esse, a melhor recomendação é o que já foi dito acima: desconfiar. Caso apareça alguma oferta muito atrativa nos stories do instagram de algum conhecido, entre em contato com ele por meio de outras plataformas (Facebook e telefone, por exemplo) e confirme se as informações são verdadeiras. Caso não consiga fazer isso, não compre nada, pois pode se tratar do golpe do Pix pelo Instagram.

Como se proteger de golpes com ofertas

Fonte/Reprodução: original

No caso de quem tem as contas invadidas, uma boa forma de se prevenir é ativar a opção de autenticação em dois fatores do instagram. Para fazer isso basta ir na opção “Configurações” e, em seguida, em “Segurança” e “Autenticação de dois fatores”.

Nesse caso, é importante que a autenticação não seja por meio de SMS, pois os bandidos têm meios de interceptar essas mensagens, o que faria o mecanismo de segurança não servir para nada.

O conteúdo "Novo golpe do Pix pelo Instagram! Confira para se proteger!" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Prefeitura de SP: Consulta de Processos

Prefeitura de SP: Consulta de Processos

Cursos gratuitos para deficientes Senai Senac 2013

Cursos gratuitos para deficientes Senai Senac 2013

Conclave: como é escolhido um novo papa?

Conclave: como é escolhido um novo papa?

Usucapião Especial Urbano, Requisitos

Usucapião Especial Urbano, Requisitos

Lojas Eletrosom, Ofertas, Endereços

Lojas Eletrosom, Ofertas, Endereços

Novo FORD ECOSPORT 1.6 POWERSHIFT

Novo FORD ECOSPORT 1.6 POWERSHIFT