Metade dos alimentos produzidos no mundo vira lixo, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada em janeiro desse ano pelo Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido mostrou uma prévia da quantidade de alimentos desperdiçados no…

Uma pesquisa publicada em janeiro desse ano pelo Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido mostrou uma prévia da quantidade de alimentos desperdiçados no planeta. O resultado do levantamento assustou os envolvidos no estudo e a organizações que lutam para combater a fome mundial: quase metade dos alimentos produzidos vão para o lixo.

Leia mais sobre: Desperdício de comida- como evitar

Alimentos jogados fora são desperdiçados (Foto: Divulgação)

De acordo com a pesquisa realizada no Reino Unido de 1,2 bilhões a 2 bilhões de toneladas de comida são jogadas fora todos os anos ( de 30% a 50% da produção mundial de tudo que se come é simplesmente descartado. O estudo fica ainda mais impactante quando os motivos para se jogar fora o que poderia estar na mesa de quem passa dias sem ter o que comer são apresentados.

Países ricos descartam alimentos “feios”

Segundo o levantamento nos países considerados ricos alimentos são descartados por causa da sua aparência. A chamada “cultura de consumo”, nesses casos, é apontada como a vilã, já que as pessoas deixam de comprar frutas que não estejam perfeitas, assim como verduras e legumes. Mesmo sabendo que esses itens estão só feios e não de fato impróprios para compor os pratos, os supermercados descartam, pois têm certeza que não conseguirão vendê-los.

Saiba mais sobre: Dicas para armazenamento de comida

Ainda falando de quem tem mais dinheiro para gastar com a alimentação, o desperdício também pode acontecer em casa. As pessoas compram muito mais do que precisam para evitar idas aos mercados, e por isso, acabam tendo que jogar fora produtos vencidos, que estragam, na geladeira sem terem a chance de serem degustados.

Descarte de comida chega 50% de desperdício (Foto: Divulgação)

Falta de água e problemas com produção e transporte de alimentos contribuem para desperdício

Nos países pobres, onde a necessidade por um prato de comida é ainda maior, o desperdício acontece por causa de práticas defasadas de produção agrícola, estoque e transportes de maneira arcaica e errada. Mesmo a China que está em franco desenvolvimento joga fora muitos alimentos que poderiam fazer a diferença. Cerca de 45% da produção de arroz da nação é perdida por conta da infraestrutura ruim do local.

Leia Também:  Fontes alternativas de energia elétrica: quais são

Além desses problemas, países pobres sofrem com a escassez de água. De acordo com o estudo, cerca de 550 bilhões de metros cúbicos do líquido vital são utilizados para produzir alimentos que nunca chegam aos pratos da população. Como a demanda por comida e água deve aumentar nos próximos anos, os estudiosos que participaram da pesquisa solicitam urgência por parte dos governantes para enfrentar o problema.

Top