Frutas secas: benefícios

A correria do dia a dia, muitas vezes, impede que as pessoas consumam frutas, corretamente. Este tipo de alimento é necessário ao bom funcionamento…

Por Editorial MDT em 24/12/2012

A correria do dia a dia, muitas vezes, impede que as pessoas consumam frutas, corretamente. Este tipo de alimento é necessário ao bom funcionamento do organismo, além de contribuir com o regime, matando a fome, nos intervalos entre as refeições. Quem faz dietas sabe que não se pode ficar por muito tempo, sem comer. Por isso, carregar frutas consigo é a melhor forma de enganar o apetite e fazer com que o regime realmente funcione. Entretanto, é comum certa dificuldade em transportar frutas. Neste sentido (e em muitos outros), vale a pena pensar nos benefícios das frutas secas, que oferecem as mesmas vantagens das frutas frescas, ou até mais.

As frutas secas são fáceis de serem carregadas, além de fazerem bem à saúde (Foto: Divulgação)

As frutas desidratadas têm sido altamente consumidas, nos dias de hoje. Elas passam por um processo de retirada de água, que faz com que o seu tamanho diminua, porém sem perda dos seus nutrientes. Uma pequena porção de damascos secos, por exemplo, fornece ao intestino, aproximadamente, um quarto das necessidades diárias de fibras. Há inúmeras vantagens no consumo de frutas desidratadas. Confira, a seguir, todos os benefícios que estas pequenas frutinhas podem oferecer a você.

Benefícios das frutas desidratadas

O primeiro benefício das frutas secas é a comodidade e facilidade em consumi-las. Como elas ocupam pouco espaço, podem ser transportadas, facilmente, a qualquer lugar. Um pequeno compartimento da bolsa já as acomoda. Assim, quando bater aquela fome, a solução estará ao alcance das mãos. Isso sem contar que elas duram muito tempo – aproximadamente seis meses.

Os nutrientes das frutas secas também são outro benefício. Eles são encontrados de forma bastante variada, auxiliando no combate a diferentes males do organismo. A maioria das frutas é rica em fibras, mas muitas delas concentram doses de oligoglisserídeos ( que previne cânceres de intestino), ferro, magnésio, boro, vitaminas K, C, E e do Complexo B, além de antioxidantes.

Não se pode consumi-las, em excesso, por possem o triplo de calorias, em relação às frutas frescas (Foto: Divulgação)

Entre as frutas desidratadas mais consumidas, está a uva passa, que é rica em boro (previne osteoporose), câncer do intestino, além da ser benéfica para o funcionamento do fígado, pois possui magnésio. A banana passa também é amiga do fígado. Já a maçã seca é rica em antioxidantes, combatendo os radicais livres. Outras frutas são ricas em cálcio, como a tâmara e o figo, prevenindo a osteoporose. A lista de benefícios das frutas desidratadas é imensa. Vale a pena ter um pouquinho da cada uma delas.

Pode-se comer, à vontade?

Os nutrientes são os mesmo das frutas frescas, porém em tamanho menor (Foto: Divulgação)

Embora as frutas secas sejam importantíssimas aliadas, além de serem práticas, seu consumo não pode ser exagerado. O processo de desidratação acaba fazendo com que os açúcares fiquem muito concentrados. Isso torna as frutinhas muito calóricas. Elas possuem o triplo de calorias de uma fruta comum. Pessoas com diabetes, por exemplo, não devem consumi-las, em excesso. A porção diária deve ser pequena. Uma ou duas colheres de sopa são suficientes. Depende da fruta, também. Damascos podem ser consumidos em quantidade de 5 unidades, por dia.  Não se pode exagerar.

Conheça mais sobre os benefícios: Benefícios das Frutas Secas para a Saúde

Veja quais os nutrientes mais concentrados, nas frutas: Frutas Secas: Nutrientes mais Concentrados

 

Top