Benefícios das Frutas Secas para Saúde

As frutas secas passaram a ser consumidas com mais frequência pelas pessoas, depois que estudos foram comprovados que elas têm grande importância na alimentação.…

As frutas secas passaram a ser consumidas com mais frequência pelas pessoas, depois que estudos foram comprovados que elas têm grande importância na alimentação. As mulheres são as que mais consomem essas frutas, principalmente as que querem emagrecer, o valor nutricional delas é muito alto e beneficiam o organismo.

Mas é importante saber que as frutas secas não podem ser consumidas a vontade, é preciso ter certa quantidade. Por serem secas elas têm maior concentração de frutose, que são fibras e nutrientes, mas também de calorias. Cem gramas de ameixa seca têm 250 calorias enquanto que a fruta natural tem apenas 70 calorias. Já a castanha possui gordura monoinsaturada que ajuda no aumento do chamado bom colesterol o HDL

Como as frutas secas podem ser consumidas

Para serem usadas no lanche ou após as atividades físicas, o ideal é montar saquinhos com algumas frutas secas. Confira a sugestão:

– Faça um mix que contenha:

1 damasco

2 ameixas ou tâmaras

2 castanhas do Pará

E uma colher de sopa de outra fruta que seja seca como abacaxi, maçã, pêra ou banana. O mais legal é que o cardápio pode ser variado para não enjoar, e deve ser consumido duas vezes por dia. Para quem gosta de doces as frutas secas são bem docinhas e pode substituir os alimentos ricos em açucares.

Na hora de comprar as frutas secas é importante verificar a embalagem e a sua conservação, para não consumir alimentos fora do prazo de validade. Se apresentarem uma cor estranha é bem provável que o seu armazenamento não foi correto e pode estar contaminada.

Conheça os benefícios das principais frutas secas para a saúde

Avelã – é a fruta seca que contem mais cálcio, ele é o nutriente essencial para ter uma dentição mais forte e prevenis a osteoporose.

Leia Também:  Dicas para conservar os alimentos

Damasco – rico em vitaminas A e B e contém uma grande quantidade de ferro que é fundamental no transporte de oxigênio para as células.

Amêndoa – é campeã em vitamina E, possui uma grande concentração de ômega 3.

Castanha de Caju – possui cálcio, ferro, fósforo, sódio e muitos outros aminoácidos que ajudam no controle da pressão arterial. Também é composta por fitoquímicos e fitoesteróides que aumentam o bom colesterol HDL.

Castanha do Pará – é um alimento com elevada quantidade de proteínas, por isso é considerado muito nutritivo. É um alimento muito importante por ter grande quantidade de selênio e vitamina E, é um alimento muito importante para o combate dos radicais livres que danificam as células e aceleram o envelhecimento. O ideal é consumir uma castanha do Pará por dia para a quantidade necessária de selênio que o organismo necessita.

Noz – possui grande quantidade de ômega 3 que protege contra doenças cardiovasculares. Também é muito importante no combate ao Mal de Alzheimer e ajuda na produção de glóbulos vermelhos.

Tâmara – possui um alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos que estão presentes, ela é considerada uma opção bem grande energética. Ótima opção na luta contra o câncer e ajuda ainda na prevenção contra gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos urinário e respiratório.

Estas são algumas das mais importantes frutas secas que deveriam fazer parte do cardápio diário das pessoas para que o organismo possa se manter saudável e longe das doenças.

Top