Frutas indicadas para diabéticos

PUBLICIDADE
O consumo de frutas pode contribuir bastante para a melhora de alguns sintomas da diabetes

Doença metabólica e que se caracteriza pelo aumento anormal da quantidade de glicose (ou açúcar) no sangue, a diabetes pode levar a sérios problemas, caso não seja tratada adequadamente. Entre as complicações que podem surgir devido a diabetes estão o infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão e lesões de difícil cicatrização, levando muito desconforto aos portadores da patologia.

Como ainda não há a cura definitiva para a diabetes, existem diversos tipos de tratamentos que proporcionam ao portador uma ótima qualidade de vida, além de algumas mudanças nos hábitos do dia a dia e também na dieta alimentar, como uma maior ingestão de frutas, por exemplo.

Neste caso, é preciso fazer uma reeducação alimentar, para que se controle e regule o consumo de frutose, tipo de açúcar natural presente nas frutas. Para não passar da medida diária, o portador da doença pode preparar sucos naturais ou saladas, incluir as frutas no café da manhã e em outras refeições ou ainda consumí-las entre uma refeição e outra.

PUBLICIDADE

Se você está se perguntando quais são as frutas indicadas para diabéticos, conheça as principais recomendações.

Aproveite as Dicas de exercícios para diabéticos

Saiba quais são os Alimentos não indicados para diabéticos

Abacate

O abacate deve ser consumido com moderação, pois é bastante calórico

Entre as vantagens do abacate para os diabéticos estão a pouca quantidade de açúcar e a abundância em uma substância que aumenta a presença do bom colesterol no organismo. Deve ser consumido com moderação, pois é bastante calórico.

Amora

A amora apresenta vários benefícios para os diabéticos

É uma fruta rica em compostos que estimulam e aceleram a liberação da insulina, contribuindo para uma melhor síntese da glicose. Além disso, ela atua como antiinflamatório e bactericida e ajuda na regulação da pressão arterial.

Cereja

A cereja tem grande potencial para atuar como antioxidante e antiinflamatório

Importante fonte de flavonoides, substâncias com potencial antiinflamatório, antialérgico, antioxidante e antiviral, além de compostos que combatem o câncer.

PUBLICIDADE

Blueberry

Previne o aparecimento de mal de Alzheimer e doenças cardíacas

Alto poder antioxidante e presença de substâncias que previnem doenças cardíacas e mal de Alzheimer, além de combater infecções e estimular o sistema imunológico. Essas são as principais características do blueberry.

Limão

Substâncias presentes no limão ajudam a evitar hemorragias e a prevenir problemas cardiovasculares nos diabéticos

Traz diversos benefícios, como prevenção às hemorragias e aos problemas cardiovasculares, devido à presença do ácido cítrico e do ácido ascórbico.

Coco

Desempenha um importante papel no aumento da imunidade e na redução da carga glicêmica

Contando com altas concentrações de ácidos graxos e ácido láurico, o coco ajuda a combater bactérias e fungos, nutrindo as células intestinais e melhorando a imunidade. Pode auxiliar na redução de inflamações e da carga glicêmica, associado a outras frutas.

Maçã

A maçã contribui para o controle da glicemia e a redução do mau colesterol

Possui a fibra pectina, que é eficiente no controle da glicemia e na redução do mau colesterol. Associada à canela, aumenta a sensação de saciedade.

Com uma alimentação adequada e exercícios físicos, os diabéticos podem melhorar a qualidade de vida.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.