Alimentos não indicados para diabéticos

O diabetes mellitus é uma doença crônica que acomete milhões de brasileiros e pessoas do mundo todo. No caso do nosso país, a doença…

O diabetes mellitus é uma doença crônica que acomete milhões de brasileiros e pessoas do mundo todo. No caso do nosso país, a doença se divide em dois tipos, que são os mais recorrentes: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

Geralmente, o diabetes tem sua causa na hereditariedade e na genética. No entanto, a doença pode ou não se desenvolver, dependendo da pessoa. Os que costumam priorizar hábitos saudáveis de vida, geralmente demoram a descobrir o diabetes, pois não percebem nenhum sintoma. Por outro lado, existem milhares de casos nos quais as crianças começam a sofrer prematuramente com a doença.

Muitas crianças manifestam sintomas da doença (Foto: Divulgação)

O órgão pâncreas é responsável pela produção de um hormônio chamado insulina. Este hormônio é promove o transporte da glicose do sangue para dentro das células, fornecendo energia e calor ao nosso corpo. Por alguma razão, o pâncreas deixa de fabricar a insulina (caso dos diabéticos tipo 1) ou passa a produzi-la com escassez (caso do tipo 2). Quando isso acontece, o sangue fica com glicose em excesso, pois a insulina não está presente ou existe em quantidade insuficiente. Isso faz muito mal à saúde e pode, com o tempo, lesar vasos sanguíneos e outros órgãos importantes, como os rins, olhos e cérebro. Por este motivo, a maioria dos diabéticos precisa injetar insulina no corpo. Além disso, necessitam fazer dietas, pois muitos alimentos pioram este quadro. Por isso, é preciso que os doentes tenham uma alimentação balanceada e adotem hábitos saudáveis de vida. Assim, evitam as complicações do diabetes e levam uma vida relativamente normal.

Conheça hábitos ruins aos diabéticos em: Hábitos que pioram o diabetes

Doces - os vilões (Foto: Divulgação)

Alimentos que os diabéticos devem evitar

A alimentação adequada ainda é o melhor remédio para os diabéticos. De nada adianta receber as orientações médicas ou frequentar academias, se o doente não controla a boca. Se o diabético não evitar certos alimentos, todo o conjunto do tratamento estará perdido.

Leia Também:  Receita de bolo para diabéticos

O principal vilão para os doentes é o açúcar. Praticamente todas as pessoas sabem disso. Portanto, ele é proibido. Contudo, não somente esta substância deve ser evitada. Veja outras:

Alimentos proibidos: doces em geral, chocolates, caldo de cana, sorvetes, refrigerante, bebidas alcóolicas (de qualquer tipo), pães doces, caldo de cana, rapadura, balas, geleias e frituras.

Frituras (Foto: Divulgação)

Alimentos a serem evitados: creme de leite, manteigas, pele de frango, couro de peixes, queijos gordurosos, leite e iogurtes integrais, embutidos, defumados, carne de porco e seus derivados (bacon, torresmo, linguiça, salame, mortadela, presunto, banha), outras carnes gordas, leite de coco e coco, etc.

Em quaisquer alimentos acima, o diabético deve optar pelas versões diet e light. Na realidade, o mais importante ao doente é que sejam diet, pois estas versões estão livres de açúcar.

Teste diário da taxa glicêmica (Foto: Divulgação)

O que os diabéticos devem comer: Plantas que combatem o diabetes

Top