Dicas de exercícios para diabéticos

Pessoas que sofrem com diabetes são limitadas não podem se alimentar como as outras pessoas, têm que cuidar mais das atividades físicas e estar…

Pessoas que sofrem com diabetes são limitadas não podem se alimentar como as outras pessoas, têm que cuidar mais das atividades físicas e estar sempre controlando a insulina no sangue. Para que elas possam ter uma vida mais normal e saudável é preciso fazer exercícios.

– Os exercícios aumentam a sensibilidade da insulina na célula, ajudando a reduzir a dose de medicamentos orais e de insulina;

– Queimam calorias mantendo o controle de peso;

– Diminui o risco das doenças cardiovasculares, uma das maiores responsáveis por morte em diabéticos;

– Os exercícios físicos também tem efeito antidepressivo, pois eles elevam o ânimo, o que aumenta a auto estima de forma que ajuda o paciente a encarar a doença com mais naturalidade.

Mas é preciso ter cuidado ao fazer exercícios físicos, pois eles podem aumentar o risco de ter hipoglicemia, e muitos outros problemas, por isso os diabéticos devem praticar exercícios regularmente e com muita cautela.  Cada pessoa reage de forma diferente aos exercícios físicos, mesmo que sejam necessários e façam bem para a saúde as regras não são as mesmas para todas as pessoas.

É muito importante que o diabético faça exames de glicose com freqüência, dessa maneira o diabético vai ficar conhecendo as suas reações a pratica dos exercícios e dessa forma saber quais são os mais indicados.

É importante ir ao médico e fazer exames para saber como esta o organismo e determinar o tipo de atividade física que seja seguro. O excesso de exercícios pode ser prejudicial para um diabético.

Cuidados importantes para um diabético

– Os exercícios físicos devem ser de acordo com as condições físicas de cada um;

– Os cuidados com os pés são indispensáveis, se tiver qualquer tipo de irritação é necessário usar protetores especiais para pés de diabéticos;

– O diabético deve levar junto para as atividades físicas um alimento que tenha carboidrato de ação rápida, para o caso de ter hipoglicemia antes, durante ou após os exercícios físicos.

Confira algumas dicas

É preciso fazer um aquecimento antes dos exercícios físicos para prevenir lesões:

– Primeiro deve ser feito um aquecimento com uma corrida sem sair do lugar;

– Depois é importante fazer um alongamento dos músculos;

– Os exercícios devem ser feito com calma e um pouco a cada dia, sem exageros, pois pode ser prejudicial;

– O levantamento de pesos também deve ser iniciado com cautela e depois mais tarde com o segmento pode ir aumentando o peso e a frequência;

– Os exercícios físicos não devem ser exagerados para não sentir dor muscular. Eles devem ajudar no funcionamento do organismo e não ser prejudicial.

Mas, é muito importante antes de fazer os exercícios físicos consultar um médico para que ele possa determinar o tipo de atividades e a sequencia apropriada. Cada organismo reage de maneira diferente, nem sempre o que faz bem para um pode ser bom para outro.

Os diabéticos devem usar calçados apropriados para evitar que ocorram lesões, o processo de cicatrização para quem tem diabetes é muito demorado e às vezes não cura é preciso amputar o membro afetado.

C

Top