Frutas: como escolher, cuidados ao comprar

As frutas contêm nutrientes muito importantes para o organismo e, por isso, seu consumo é recomendado para quem está em busca de uma alimentação…

As frutas contêm nutrientes muito importantes para o organismo e, por isso, seu consumo é recomendado para quem está em busca de uma alimentação saudável. E para escolher as melhores frutas, o consumidor pode tomar alguns cuidados seja no supermercado ou na feira como observar o aspecto do alimento e, em casa, higienizá-lo corretamente.

Observe a textura das frutas antes de comprar (Foto: divulgação)

Frutas: como escolher, cuidados ao comprar

Na hora de comprar frutas, tome cuidado com as que ficam expostas em feiras, uma vez que são manuseadas pelos consumidores e isso pode aumentar o risco de contaminação. Verifique alguns itens antes de levar: a fruta não pode ter partes amassadas, estar embolorada ou ter fungos. Mesmo que apenas uma parte da fruta esteja assim, não leve porque é sinal de que está danificada. Verifique também se a fruta não tem furos, pois isso pode demonstrar que houve picadas de insetos.

Veja se não há furos ou amassados nas frutas expostas (Foto: divulgação)

Cuidados ao comprar frutas

Quando estiver no supermercado, evite também apertar as frutas, porque isso pode fazer com que elas estraguem mais rapidamente. Outras sugestões ao comprar frutas é escolher as que estão no período de safra, para aproveitar o preço, uma quantidade maior de nutrientes e menos agrotóxicos. O consumo das frutas deve ser feito em até duas semanas, ainda que esteja na geladeira – onde devem estar em vasilhas tampadas e limpas.

Faça a higienização correta das frutas antes de consumi-las: uma boa lavagem é essencial (Foto: divulgação)

Há outros cuidados ao comprar frutas que devem ser tomados depois que você chega em casa. Lave as frutas em água corrente, higienize-as com uma solução de hipoclorito de sódio e depois lave de novo com água filtrada; a regra vale para as frutas que tenham casca, mas que não são consumidas como a laranja. No caso das frutas como a maçã em que também se come a casca, a precaução é maior e pode se lavar com uma esponja; uvas devem ser lavadas individualmente, mas com cuidado para que não se soltem do galho.

Leia Também:  Praias Para Mergulho no Brasil

Saiba como o consumo das frutas pode fazer bem ao seu organismo:

Comer frutas pode diminuir problemas decorrentes da diabetes

Benefícios das Frutas Secas para Saúde

 

Top