Comer frutas pode diminuir problemas decorrentes da diabetes

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, as frutas são poderosas aliadas para combater os problemas de saúde desenvolvidos…

Por Isabella Moretti em 25/06/2012

O consumo de frutas por diabéticos reduz as chances de problemas oculares.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, as frutas são poderosas aliadas para combater os problemas de saúde desenvolvidos pelos diabéticos. Entre os benefícios comprovados pela pesquisa, está à prevenção de retinopatia diabética, uma doença que causa danos nos vasos sanguíneos da retina e pode levar a cegueira.

Veja também: Dicas de dietas para diabéticos

Duas maçãs por dia reduz risco em 50%

Para comprovar os benefícios das frutas em diabéticos, os pesquisadores avaliaram 978 pessoas com diabetes durante oito anos. Além de preencherem questionários detalhados sobre os hábitos alimentares, os participantes também foram submetidos a exames oftalmológicos anuais.

No início dos estudos, nenhum diabético tinha sinais de problemas oculares. Entretanto, quando o período de estudos chegou ao fim, 258 participantes apresentaram complicações oculares causadas pela diabetes.

Ao ingerir duas maçãs por dia, o diabético reduz em até 50% as chances de desenvolver retinopatia diabética.

Os pesquisadores analisaram então os questionários respondidos e descobriram que, as pessoas que consomem em média 250 gramas de fruta por dia, possuem menos chances de desenvolver problemas de visão. De acordo com as análises, o risco de o diabético desenvolver problemas oculares é 40% menor quando ele ingere de 85 a 150 gramas por dia. Neste caso, uma maçã seria suficiente para tornar os hábitos alimentares mais saudáveis, considerando que ela tem aproximadamente 150 gramas.

A pesquisa também descobriu que os diabéticos que comem menos de 30 gramas de frutas por dia possuem sérios riscos de desenvolver danos oculares. Por outro lado, o estudo afirma que o consumo de duas maças por dia pode resolver a situação de risco, reduzindo até 50% as chances do indivíduo com diabetes adoecer por causa de problemas de visão.

Apesar de estabelecer uma relação entre o consumo de frutas e o menor risco de retinopatia diabética, o estudo não conclui que o hábito alimentar mais saudável evita completamente a doença. Contudo, acredita-se que a ingestão de nutrientes presentes nas frutas ajuda na prevenção.

Frutas contribuem com a saúde do diabético

Quando consumida de forma controlada, as blueberries trazem benefícios.

O consumo de frutas traz diversos benefícios para a saúde do diabético, mas é necessário fazer uma reeducação alimentar e manter o controle da ingestão de frutose, um tipo de açúcar natural. Entre as frutas mais indicadas para portadores de diabetes, estão: maçã, blueberry, abacate, cereja, limão, amora e coco.

A ingestão de frutas diariamente deve ser controlada e regulada. Por exemplo, o diabético pode preparar saladas ou sucos para aproveitar os nutrientes. Também existe a possibilidade de incluir as frutas no café da manhã ou consumi-las nos intervalos das refeições.

Veja também: Sintomas da Diabetes 

Top