Flores para casamento: como escolher

O casamento é um evento muito importante na vida dos casais que se amam. Ele marca o começo de uma nova etapa e também…

Por Isabella Moretti em 22/11/2012

O casamento é um evento muito importante na vida dos casais que se amam. Ele marca o começo de uma nova etapa e também oferece condições para a construção de uma nova família. Como esta data tem um significado tão especial, a cerimônia e a festa precisam contar com uma boa decoração.

As flores são essenciais na decoração do casamento. (Foto:Divulgação)

As flores são indispensáveis no casamento

Diferentes elementos podem ser usados na decoração de casamento, mas um deles não pode faltar: os arranjos florais. As flores são protagonistas na estética matrimonial, pois elas simbolizam o romantismo, a pureza e a felicidade da ocasião.

Os noivos reconhecem o fato de que as flores são essenciais para decorar o casamento, mas quase sempre eles ficam em dúvida na hora de escolher as espécies que serão usadas para a montagem dos arranjos. Para resolver esta questão, vários fatores precisam ser considerados, como cores, estilo do casamento, orçamento, horário e local. Mesmo com as flores protagonizando a decoração, é importante que elas se harmonizem com os demais elementos decorativos.

Não basta apenas incluir os arranjos na decoração da festa ou cerimônia, é importante cuidar das flores para que elas preservem o ar de que acabaram de ser colhidas. Sem este cuidado, o visual da ambientação pode ser prejudicado.

Saiba mais: Flores para casamento ao ar livre

Rosas deixam o casamento clássico e romântico. (Foto:Divulgação)

É importante lembrar que, na hora de escolher o seu buquê, a noiva deve evitar as flores iguais ou semelhantes àquelas que foram usadas na decoração.

Como escolher flores para casamento?

Cores: As cores das espécies de flores escolhidas precisam valorizar a paleta de tons do casamento. Caso isso não aconteça, a estética do evento pode ficar comprometida com o exagero. As cores das flores também contribuem com as sensações: o arranjo branco cria um clima mais sofisticado, já as flores vermelhas evidenciam a atmosfera romântica.

Horário: se o casamento é diurno, vale a pena apostar em flores alegres e que não são tão nobres. Por outro lado, se o evento acontece durante a noite, então a decoração ganhará mais glamour com arranjos elaborados com flores exuberantes e caras.

Estilo: se o casamento é mais tradicional, então os noivos devem evitar as flores exóticas e dar preferência aos arranjos clássicos, como rosas e orquídeas. No caso de uma decoração mais contemporânea, os noivos devem escolher flores exóticas, como é o caso das tropicais.

Para pagar mais barato nos arranjos, valorize as flores da estação. (Foto:Divulgação)

Orçamento: os noivos que desejam economizar com a compra das flores devem dar preferência para as espécies da estação. Além de não pesar no orçamento, os arranjos também são mais fáceis de cuidar.

Veja também: Como escolher flores para decorar casamento

Top