Fitoterápicos: benefícios, desvantagens

Editorial MDT 29/11/2012 Bem Estar

A Fitoterapia é um tratamento que tem como base o uso de ervas medicinais. Devido a isso, ela também é conhecida como medicina alternativa. Além disso, a fitoterapia segue alguns tratamentos que não compreendem os ensinados nas escolas médicas e nem são utilizados em hospitais. Tendo isso em vista, conheça alguns benefícios e as desvantagens dos Fitoterápicos.

Conheça quais são os temperos com capacidade fitoterápica.

Algumas pessoas recorrem ao uso de medicamentos fitoterápicos para melhorar o organismo. (Foto: divulgação)

 Conhecendo mais sobre a Fitoterapia

A Fitoterapia ou o tratamento com ervas é um tipo de medicina alternativa. Normalmente, esse tipo de medicina não é ensinado, nem compreendido nas escolas médicas. Em geral, ela busca tratar as pessoas como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Um tratamento utilizado em todo o mundo

O tratamento fitoterápico é muito realizado em todo o mundo, em especial, nos países subdesenvolvidos. Atualmente, existem diversos tipos de medicamentos fitoterápicos e sua produção tem sido cada vez maior. Alguns exemplos de remédios e que são muito procurados são os produtos dietéticos.

 Nem todo medicamento fitoterápico é inofensivo

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os medicamentos fitoterápicos são inofensivos e que podem ser utilizados sem nenhuma restrição, isso não é uma verdade. Algumas substâncias utilizadas para compor os remédios, são inócuas e podem causar alguns problemas em pessoas sensíveis. Assim, é muito importante que antes de utilizar qualquer medicamento que os indivíduos busquem a orientação de um especialista.

Antes de inicar o uso dos fitoterápicos, é muio importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Consequências da associação de medicamentos fitoterápicos e não fitoterápicos

Um assunto muito discutido no meio médico é a interação de produtos derivados de plantas (medicamentos fitoterápicos), com os medicamentos industrializados. Em muitos casos, foi observado uma alta frequência de efeitos sinérgicos. Ou seja, algumas ervas aumentam a ação do medicamento que o indivíduo está fazendo uso para algum problema de saúde. Como resultado, a pessoa pode apresentar graves problemas de saúde.

 É importante estar atento aos produtos que compõe o medicamento

Antes de consumir qualquer medicamento fitoterápico, é importante que os indivíduos estejam atentos aos produtos que compõem o medicamento. Isso porque, em alguns tipos específicos, o medicamento contem substâncias químicas, como hormônios e antiinflamatórios. Assim, é muito importante buscar a orientação de um médico antes de fazer uso de medicamento fitoterápico.

Os fitoterápicos podem interagir com os medicamentos industrializados. (Foto: divulgação)

Algumas pessoas recorrem ao uso de medicamentos fitoterápicos para o tratamento de algumas doenças. No entanto, a fitoterapia possui alguns benefícios e algumas desvantagens. Após conhecer alguns exemplos disso, é importante que o indivíduo busque a orientação de um médico especialista, o que evita futuras e graves consequências.

Saiba quais são os benefícios da camomila.

Outros artigos

Ligação telefônica pelo Gmail: como fazer

12/07/2013

Ligação telefônica pelo Gmail: como fazer

O recurso de ligações de voz gratuitas pelo Gmail, que havia sido descontinuado no último mês de maio, quando o antigo Google Talk foi substituído pela ferramenta Ha...

Frutas que fazem bem para pele

09/01/2013

Frutas que fazem bem para pele

A pele é um dos nossos cartões de visita. Especialmente a do rosto, que é a que primeiro se apresenta, a pele necessita de cuidados diários, para que adquira um aspe...