Fim das férias de julho: dicas para o período de volta às aulas

O mês de julho está chegando ao fim e, com ele, as férias. O drama costuma ser maior por parte das crianças e dos…

O mês de julho está chegando ao fim e, com ele, as férias. O drama costuma ser maior por parte das crianças e dos jovens, que precisam se acostumar novamente com o ritmo da escola.

O período de volta às aulas não precisa se transformar em uma tragédia. (Foto:Divulgação)

Após um período repleto de diversão e descanso, é necessário se preparar para retomar o compromisso com os estudos. O recomeço das aulas pode até colocar ponto final na temporada de férias e trazer a tona os deveres de casa e as provas, mas oferece a oportunidade de rever os amigos.

Dicas para o período de volta às aulas

Para o período de volta às aulas não se transformar em uma tragédia, confira as dicas a seguir:

• Os pais devem conversar com os seus filhos sobre a importância de voltar às aulas. A criança precisa entender claramente porque é preciso estudar e fazer tudo o que os professores pedem. Uma boa forma de abordar o assunto é falar sobre sonhos futuros.

• Dias antes do início das aulas, os pais devem começar a controlar os horários da criança novamente, estipulando hora para dormir, acordar e realizar as refeições. Desta forma, a readaptação à rotina não será tão tumultuada ou dolorosa.

• Uma semana antes do começo das aulas, os pais devem pedir para que o filho saia um pouco da frente da TV ou dê folga ao computador. Em breve este tempo livre será ocupado com atividades escolares, por isso ele precisa se adaptar.

A criança precisa se readaptar aos horários. (Foto:Divulgação)

• Uma semana antes do período de volta às aulas, os pais devem verificar os materiais escolares do filho e procurar saber se algum livro novo precisa ser comprado para o segundo semestre. O material que estiver faltando deve ser comprado com antecedência para a criança não passar dificuldades na escola.

Leia Também:  Manteiga pode não ser a mais indicada para comer com pão, diz pesquisa

• É importante não parar de estimular o conhecimento das crianças durante as férias. Para fazer isso, os pais devem ler, contar histórias, passear no museu, entre outras atividades.

• Uma das principais dificuldades de retomar a rotina na escola é acordar cedo. Para que o filho aprenda a se programar e acordar no horário certo, ele pode ganhar um despertador infantil de presente. Com certeza ele se sentirá mais estimulado!

Se a criança não estiver animada com a volta às aulas, vale a pena investir na renovação do material. (Foto:Divulgação)

• Se a criança não estiver animada com a volta às aulas, vale a pena investir na renovação do material. Os pais podem comprar uma mochila ou um tênis novo nesta ocasião de fim de férias.

• Os pais devem checar se os uniformes estão limpos e em bom estado.

• Antes de exigir organização da criança, os pais precisam se organizar e ter ciência das obrigações dos filhos. Para não se esquecer de nada, é recomendado elaborar um cronograma.

• Os pais podem convidar a criança para renovar o cantinho de estudo, ou seja, fazer uma faxina nos papéis e até mesmo mudar a decoração.

Top