Festival Internacional de Cinema do Rio 2012

PUBLICIDADE

Começou, nesta quinta feira (27/09), o Festival Internacional de Cinema do Rio 2012. Durante o evento, serão exibidos 400 filmes produzidos em 60 países, oferecendo ao público carioca uma opção de lazer e entretenimento.

Sobre o Festival do Rio

Durante os 15 dias de festival, serão exibidos 400 filmes produzidos em 60 países. (Foto: Divulgação)

Criado em 1999, o festival surgiu a partir da união do Rio Cine Festival (1984) e da Mostra Banco Nacional de Cinema (1988). Mais do que permitir ao público ver o que há de melhor no cinema internacional contemporâneo, ele serve de vitrine para as produções feitas no país.

Além disso, durante os 15 dias de evento, a população pode assistir a debates com críticos e personalidades do cinema mundial, conhecer de perto alguns famosos, que costumam marcar presença nas sessões onde seu filme é apresentado, e ainda votar nas produções da Première Brasil, que elege os melhores filmes nas categorias longa-metragem de ficção, documentário e curta-metragem.

PUBLICIDADE

Veja também: Conheça os festivais de cinema pelo Brasil.

Atrações do Festival do Rio 2012

Além de ver o que há de melhor no cinema mundial, o público vai poder participar de palestras, debates e de outras atrações. (Foto: Divulgação)

Entre as atrações previstas para a atual edição do festival, está a apresentação de “Gonzaga – de Pai para Filho”, longa que une música e emoção para contar a história do cantor e compositor Luiz Gonzaga e de seu filho Gonzaguinha, que seguiu os passos do pai. Com um orçamento de R$12 milhões, valor alto para os padrões brasileiros, o filme foi dirigido por Breno Silveira, o mesmo de Dois Filhos de Francisco, sucesso de bilheteria no país.

Também já foi confirmada a presença de vários convidados internacionais, como as do ator britânico Jemery Irons e dos diretores Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton, Valerie Faris, Teresa Villaverde, João Pedro e Roland Joffé. O Festival Internacional de Cinema do Rio 2012 ainda vai prestar uma homenagem aos cineastas Alberto Cavalcanti (brasileiro) e John Carpenter, considerado um dos maiores mestres de filmes de terror.

Saiba quais são os filmes brasileiros que estiveram no festival de Cannes.

Serão 20 mostras disponíveis ao público em diversos pontos da cidade com uma ampla variedade de filmes. (Foto: Divulgação)

No total, serão 20 mostras disponíveis ao público, tais como: Panorama do Cinema Mundial, Expectativa, Midnight Movies, Premières Brasil e Latina, Foco Reino Unido, Imagens de Portugal, Filme Doc, Meio Ambiente, Fronteiras, entre outras. No site do evento, você pode conferir a programação completa de filmes para cada sala, data ou categoria. Aproveite!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.