Conheça os festivais de cinema pelo Brasil

Conheça os festivais de cinema pelo Brasil

No Brasil são realizados vários Festivais de Cinema todos os anos, isso serve para premiar produções de sucesso e trazer ao cenário nacional, produções…

Por Redacao em 25/10/2011

No Brasil são realizados vários Festivais de Cinema todos os anos, isso serve para premiar produções de sucesso e trazer ao cenário nacional, produções de menor destaque e repercussão.

Para os fãs do cinema brasileiro estes festivais proporcionam a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção cinematográfica no Brasil, que condiz com a realidade nacional, diferente dos filmes estrangeiros.

Conheça então os Festivais de Cinema de maior destaque no Brasil:

Festival de Cinema de Gramado

Este Festival é realizado todos os anos desde 1973 e já está em sua 40ª edição. Acontece geralmente em Agosto e apresenta não só produções nacionais, como também filmes latinos. Este evento premia filmes brasileiros e estrangeiros de longa metragem, de curta metragem. Os vencedores do festival ganham um Kikito. Kikito é o deus do bom humor, é o símbolo da cidade e também se faz presente no evento, o qual simboliza a estatueta do prêmio máximo do festival.

Festival de Cinema de Brasília

Aconteceu este ano do dia 26 de setembro a 3 de outubro. Este festival é promovido pelo Distrito Federal e tem como objetivo premiar exclusivamente produções nacionais. O que faz deste evento diferente dos outros é que ele dá preferência a longa ou curta metragens que ainda não tenham sido exibidos e muito menos premiados. Possui ingressos baratos para atrair o público e tem intenção de mostrar filmes de qualidade aos brasilienses. O Festival de Brasília premia os vencedores com o Troféu Candango e oferece também quantias em dinheiro.

Festival do Rio

O Rio abrigou o Festival mais recente, que acabou no dia 18 de outubro e consagrou vencedor o filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, Vinicius Coimbra. Surgido em 1999, este festival é uma fusão do Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema. Este evento é um sucesso no Rio de Janeiro mobilizando grande parte da população carioca a prestigiar o momento do Cinema Nacional. O Redentor é o prêmio oferecido aos vencedores do Festival.

Festival de Cinema de Cuiabá

Do dia 24 a 30 de outubro o Mato Grosso apresenta o Festival de Cinema de Cuiabá. Com uma longa luta enfrentando dificuldades este é hoje um dos Festivais mais importantes no Brasil. Sua 18º edição inclui uma semana cheia de filmes que deve atrair os mato-grossenses. O Cinemato, como está sendo chamado, traz cerca de 5 longas, 13 curtas e 2 médias para concorrer ao disputado Troféu Caxiponé.

Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

Este evento acontece desde 2005 e desde então tem sido uma inovação já que premia e exibe apenas filmes dos gêneros: fantasia, horror e ficção cientifica – nacionais e internacionais. Seu valor é de R$5 o que incentiva o público a participar do Fantaspoa, como é chamado. Sua 7º edição aconteceu do dia 01 a 17 de julho e não precisa nem dizer, mas foi um sucesso.

Top