Conheça os festivais de cinema pelo Brasil

No Brasil são realizados vários Festivais de Cinema todos os anos, isso serve para premiar produções de sucesso e trazer ao cenário nacional, produções…

No Brasil são realizados vários Festivais de Cinema todos os anos, isso serve para premiar produções de sucesso e trazer ao cenário nacional, produções de menor destaque e repercussão.

Para os fãs do cinema brasileiro estes festivais proporcionam a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção cinematográfica no Brasil, que condiz com a realidade nacional, diferente dos filmes estrangeiros.

Conheça então os Festivais de Cinema de maior destaque no Brasil:

Festival de Cinema de Gramado

Este Festival é realizado todos os anos desde 1973 e já está em sua 40ª edição. Acontece geralmente em Agosto e apresenta não só produções nacionais, como também filmes latinos. Este evento premia filmes brasileiros e estrangeiros de longa metragem, de curta metragem. Os vencedores do festival ganham um Kikito. Kikito é o deus do bom humor, é o símbolo da cidade e também se faz presente no evento, o qual simboliza a estatueta do prêmio máximo do festival.

Festival de Cinema de Brasília

Aconteceu este ano do dia 26 de setembro a 3 de outubro. Este festival é promovido pelo Distrito Federal e tem como objetivo premiar exclusivamente produções nacionais. O que faz deste evento diferente dos outros é que ele dá preferência a longa ou curta metragens que ainda não tenham sido exibidos e muito menos premiados. Possui ingressos baratos para atrair o público e tem intenção de mostrar filmes de qualidade aos brasilienses. O Festival de Brasília premia os vencedores com o Troféu Candango e oferece também quantias em dinheiro.

Festival do Rio

O Rio abrigou o Festival mais recente, que acabou no dia 18 de outubro e consagrou vencedor o filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, Vinicius Coimbra. Surgido em 1999, este festival é uma fusão do Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema. Este evento é um sucesso no Rio de Janeiro mobilizando grande parte da população carioca a prestigiar o momento do Cinema Nacional. O Redentor é o prêmio oferecido aos vencedores do Festival.

Leia Também:  Festival de Verão Salvador 2012

Festival de Cinema de Cuiabá

Do dia 24 a 30 de outubro o Mato Grosso apresenta o Festival de Cinema de Cuiabá. Com uma longa luta enfrentando dificuldades este é hoje um dos Festivais mais importantes no Brasil. Sua 18º edição inclui uma semana cheia de filmes que deve atrair os mato-grossenses. O Cinemato, como está sendo chamado, traz cerca de 5 longas, 13 curtas e 2 médias para concorrer ao disputado Troféu Caxiponé.

Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

Este evento acontece desde 2005 e desde então tem sido uma inovação já que premia e exibe apenas filmes dos gêneros: fantasia, horror e ficção cientifica – nacionais e internacionais. Seu valor é de R$5 o que incentiva o público a participar do Fantaspoa, como é chamado. Sua 7º edição aconteceu do dia 01 a 17 de julho e não precisa nem dizer, mas foi um sucesso.

Top