Festa Junina Comidas Salgadas

Festa Junina Comidas Salgadas é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas receitas típicas que podem ser preparadas nessa ocasião especial.…

Festa Junina Comidas Salgadas é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas receitas típicas que podem ser preparadas nessa ocasião especial. O cardápio inclui, principalmente, os pratos feitos à base de milho. Leia a matéria para conferir sugestões e dicas culinárias.

Festa Junina Comidas Salgadas. (Foto: Divulgação)

A Festa Junina deriva de uma festa pagã europeia onde era comemorado o solstício de verão no dia 24 de junho, o dia que o sol fica mais tempo no hemisfério norte. Desse modo, a data foi adotada pelos cristãos e tornou-se o dia de São João. Outros dias de santos também são comemorados nas Festas Juninas: Santo Antônio no dia 16, São Pedro e São Paulo no dia 29 e São Marçal no dia 30. Todos no mês de junho, de onde vem o nome da festa.

Portanto, há quatro datas em se pode comemorar a Festa Junina. Ela pode ser feita na rua, como uma confraternização entre os vizinhos, na sua casa, para reunir os amigos e os parentes ou na escola, onde toda a garotada se diverte noite adentro.

Confira: Comidas Típicas do São João

A Festa Junina é muito divertida, principalmente por causa das suas brincadeiras típicas como a cadeia, o correio elegante, a canaleta, a pescaria, o tiro de bola nas latas, o tiro de bola na boca do palhaço e as argolas. E não podemos esquecer, é claro, dos pratos típicos.

Festa Junina Comidas Salgadas

A pipoca é uma delícia que não pode faltar na festa junina. (Foto: Divulgação)

Muita gente gosta de ir às Festas Juninas por causa das guloseimas. A maior parte dos doces é preparada com milho e amendoim, pois lembram o campo. Pamonha, bolo de milho, curau, bolo de fubá, paçoca, pé-de-moleque e maçã do amor são apenas algumas das tantas opções de dar água na boca!

Leia Também:  Água de coco pode ajudar a ter mais beleza

No entanto, para quem prefere comidas salgadas, há muitas delícias típicas que são servidas nas Festas Juninas.

Veja também: Comidas típicas para festa junina

Principais comidas salgadas de festa junina

A principal é a pipoca salgada, que é uma delícia bem quentinha e fácil de preparar. Outra comida típica é o cuscuz, um tipo de bolo salgado feito com farinha de milho, tomate, pimentão, ovo e azeitonas.

O pinhão também é uma boa pedida para quem busca sabores salgados. (Foto: Divulgação)

A pamonha salgada também é irresistível e entra na lista da festa junina comidas salgadas, além do cachorro-quente e do pão com carne maluca. Amendoim torrado, churrasquinho no espeto, pastel, polenta e pinhão podem ser degustados até o final da noite. Portanto, não é preciso jantar antes de ir à uma Festa Junina. O jantar pode ser feito prazerosamente nas barraquinhas.

Receitas de comidas salgadas festa junina

Separamos duas receitas de comidas salgadas de festa junina. Confira:

Receita de cuscuz

Receita de cuscuz. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

1 lata(s) de molho de tomate
1 copo(s) de água
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 copo de óleo
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 lata de ervilha
1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
2 ovos cozidos picados
1 lata de milho verde
50 gramas de azeitona
1 lata de sardinha
2 xícaras de farinha de milho amarela

Modo de preparo

Refogue os pimentões, as ervilhas, as azeitonas e o milho verde. Depois, adicione o molho de pimenta, a sardinha picada e o caldo de galinha. Na mesma panela, adicione a água e deixe ferver. Quando a mistura estiver levantando fervura, adicione farinha de milho. Unte uma forma com furo no meio com azeite e pedaços de ovos. Coloque a massa do cuscuz na forma e deixe esfriar. Depois de algumas horas, é só desenformar.

Leia Também:  Tratamentos contra estrias: preços, onde fazer

Receita de biscoito de polvilho

Receita de biscoito de polvilho. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

200 ml de água fervente
500 g de polvilho azedo
5 ovos
150 ml de óleo
Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o polvilho, a água fervente e o óleo. Misture bem os ingredientes, até formar uma massa. Adicione os ovos e o sal. Continue sovando, até formar uma massa consistente, ou seja, que pode ser modelada. Faça argolinhas e bolinhas. Coloque os biscoitos em uma assadeira e leve para assar.

Saiba mais: Festa junina, origem, conheça a história

Não existe nada mais animado e gostoso do que saborear o rico cardápio de festa junina comidas salgadas e doces. Aproveite as nossas sugestões de prato e entre no clima dos festejos juninos.

Top