Existe idade certa para começar a namorar?

O desejo de querer namorar é algo que pode despertar muito cedo em alguns adolescentes.  O fato de ter uma pessoa ao lado para…

O desejo de querer namorar é algo que pode despertar muito cedo em alguns adolescentes.  O fato de ter uma pessoa ao lado para trocar carinho e que está realmente afim de um relacionamento com cumplicidade é sempre bom. Porém qual seria a idade certa para começar a namorar? É importante verificar uma série de fatores e modificações que ocorrem durante um relacionamento, avaliando principalmente se os jovens estão suficientemente maduros para lidar com a situação.

Esclareça algumas dúvidas sobre a idade certa para namorar

É importante saber conciliar o namoro

A maioria dos jovens que começam a namorar muito cedo passa por dificuldades e sofrimentos. Deixam de curtir mais a idade de se divertirem com os amigos e fazerem novas amizades. É nesse período que acontecem várias mudanças e novos caminhos vão surgindo e o namoro muitas vezes pode atrapalhar.

Namorar, beijar e se apaixonar são coisas comuns e fazem parte da vida de todos. Porém, é necessário ter controle e saber como conciliá-los em sua vida, sem deixar que atrapalhe questões como estudos, relacionamentos com os amigos e familiares.

Veja também: Confira algumas dicas de como agir mediante a adolescência precoce.

Existe idade certa para começar a namorar?

Segundo a Dra. Terezinha Cruz, não existe idade certa para começar a namorar. Porém, é importante que os adolescentes e jovens aprendam, no próprio ambiente familiar, a suportar as diferenças e principalmente a valorizar o outro.

Os jovens devem aprender algumas lições no ambiente familiar

O dialogo dos familiares com os adolescentes sobre a responsabilidade para consigo e com o parceiro, sobre amor e sexualidade é mais um fator importante e fundamental para um bom amadurecimento. É importante que o jovem compreenda a necessidade de maturidade emocional para lidar com as questões de sexualidade, responsabilidade e segurança.

Leia Também:  Maquiagem bem marcada para as noivas

Diálogo familiar

O namoro resulta de uma série de modificações físicas e psíquicas e faz parte de uma nova etapa na vida dos jovens. É um momento onde ocorrem muitos experimentos e treinos, em que o adolescente sai da infância e entra em uma nova etapa rumo à fase adulta, de envolvimento afetivo-sexual.

Por isso é importante que a família abra um espaço, permitindo que o jovem expresse suas dúvidas e anseios, de forma que os pais possam compreender como estão vivenciando sua sexualidade, além de ouvi-los e trocar opiniões. Conversar com o filho sobre essas questões pode ajudá-lo a decidir o momento ideal e, principalmente, se ele está preparado para enfrentar os problemas que podem surgir ao longo de um relacionamento.

Veja também: Saiba mais sobre a participação dos pais na adolescência dos filhos.

O apoio e diálogo com os familiares ajuda a tomar as melhores decisões

Veja também: Esclareça algumas dúvidas sobre gravidez precoce.

Os adolescentes devem, acima de tudo, receber o apoio dos familiares e ter uma boa conversa entre eles. Orientações quanto ao uso de camisinhas, para a proteção de doenças sexualmente transmissíveis, e métodos contraceptivos, para evitar uma gravidez indesejada são indispensáveis e, muitas vezes, o ideal pode ser procurar um médico especialista, para melhor esclarecimento de dúvidas.

Top