Exercícios que podem ser praticados durante gravidez

A gestação não é sinônimo de invalidez, e diferente do que muitas pessoas pensam, apenas em alguns casos específicos a grávida deve guardar repouso…

Por Editorial MDT em 24/12/2012

A gestação não é sinônimo de invalidez, e diferente do que muitas pessoas pensam, apenas em alguns casos específicos a grávida deve guardar repouso e deixar de fazer determinadas atividades. A prática de exercícios é saudável e recomendada até mesmo para as futuras mamães, pois ajuda a manter o corpo em forma e até mesmo a se preparar para o parto. Porém, para garantir a saúde do bebê, é necessário tomar alguns cuidados e não exagerar na academia. Conheça alguns exercícios que podem ser praticados durante a gravidez.

Confira algumas dicas de cuidados para mulheres grávida.

A Ioga é uma das atividades mais recomendadas. (Foto: divulgação)

Ioga

A ioga é uma das melhores atividades físicas para grávidas, indicada para pessoas de todas as idades e ainda não possui nenhuma contraindicação. Esse tipo de exercício é uma excelente opção para gestantes, pois trabalha de forma intensa a respiração, relaxamento e alongamento muscular, preparando o corpo para o momento do parto e melhorando a oxigenação para o bebê. As sessões de ioga são suaves e não agridem ao corpo.

Outra vantagem é a possibilidade de encontrar aulas voltadas para gestantes, podendo contar com exercícios desenvolvidos especialmente para facilitar o trabalho de parto e prevenir problemas comuns, como as dores lombares e nos pés.

Caminhada

É um bom exercício aeróbico, capaz de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, além de facilitar o encaixe do bebê na bacia da mãe. Mulheres sem tempo para fazer outros tipos de atividades podem encontrar, com maior facilidade, um horário disponível para caminhar.

Uma dica importante é seguir o ritmo e a velocidade que for confortável e, caso for praticar o exercício ao ar livre, não se esquecer de usar protetor solar e optar por um lugar seguro. O tempo ideal de caminhada é entre 30 e 50 minutos por, no mínimo, três sessões semanais; alternando os dias.

A caminhada é uma excelente atividade aeróbica. (Foto: divulgação)

Hidroginástica

É uma atividade muito gostosa de fazer e super aconselhável para grávidas. A única recomendação é que sejam realizados exercícios mais leves, adequados ao ritmo da gestante. Uma boa opção fica por conta de aulas preparadas exclusivamente para esse público, que costumam ser muito divertidas e relaxantes.

O que não fazer

Os benefícios da prática regular de atividades físicas são inquestionáveis, porém, nem todos os exercícios são recomendados durante o período da gravidez. Um exemplo de atividade que não deve ser realizada por gestantes são as abdominais, pois, durante a gravidez, os músculos da barriga precisam estar naturalmente relaxados. Evite levantar pesos, e caso opte por fazer musculação (que não é totalmente contraindicada), dê preferência para outros tipos de exercício.

Saiba como funciona a musculação na gravidez.

As sessões de hidroginástica para gestantes é garantia de diversão. (Foto: divulgação)

A gravidez é um momento delicado, mas que não contraindica todos os tipos de exercício e nem incapacita a gestante de realizar suas atividades cotidianas. Seguindo os devidos cuidados é possível ficar com o corpo em dia, se preparando para o momento do parto e ainda garantir mais saúde para o bebê.

Top