Exercícios para quem tem dores nas costas

Estresse, sedentarismo e má postura são algumas das causas das dores nas costas, problema que atinge uma grande parte da população mundial. Se você…

Estresse, sedentarismo e má postura são algumas das causas das dores nas costas, problema que atinge uma grande parte da população mundial. Se você faz parte dessa parcela, não deixe de conhecer algumas opções de exercícios para quem tem dores nas costas.

A dor nas costas atinge uma grande parcela da população mundial (Foto: Divulgação)

Depois de passar muito tempo sentado, seja no carro, no ônibus, no trabalho ou mesmo em casa, de frente para o computador, muitas pessoas reclamam de dores nas costas. De acordo com especialistas, isso acontece principalmente por causa da má postura e pode trazer várias consequências para a saúde, se não for tratada.

Para tratar as dores nas costas, é necessário fazer uma consulta com especialista médico, que está apto para descobrir as causas e indicar o melhor tratamento. Mas você também pode fazer alguns exercícios bem simples, em casa, que ajudam a aliviar os sintomas.

Postura inadequada pode gerar barriga e dores nas costas

Como evitar dores nas costas ao usar o computador

Exercícios para quem tem dores nas costas

Vários exercícios bastante simples podem ajudar a aliviar o problema (Foto: Divulgação)

Para evitar as dores nas costas, há exercícios que qualquer pessoa pode fazer, logo ao acordar ou antes de dormir. Algumas das opções são:

– Deite-se na cama ou em um colchonete, abrace os joelhos em direção ao abdome e mantenha essa posição entre 30 e 60 segundos.

– Deitado, abrace um dos joelhos em direção ao abdome e mantenha a outra perna estendida. Mantenha a posição por 30 segundos e depois troque de perna.

– Ainda deitado, abra os braços lateralmente e flexione os joelhos para um dos lados, mantendo a posição de 30 a 60 segundos, trocando de lado a seguir.

Continuar Lendo  Cuidados que a gestante deve ter durante o verão

– Deite-se com o abdome para cima, em uma superfície estável, com os braços ao lado do corpo e as pernas flexionadas. Eleve o quadril e sustente essa posição de 30 a 60 segundos. Realize o exercício três vezes seguidas, descansando 30 segundos entre elas.

Outras opções

A maioria desses exercícios pode ser feita em casa e em poucos minutos, trazendo grande alívio (Foto: Divulgação)

Outras opções de exercícios para aliviar as dores nas costas são:

– De barriga para baixo, posicione a cabeça entre os braços e então comece a curvar as costas o máximo possível, projetando o bumbum para baixo. Mantenha assim durante 60 segundos, olhe para o alto e repita o exercício mais quatro vezes.

– Deitado com o abdome para cima, eleve as pernas, desça um pouco e mantenha a posição por 30 segundos. Faça o exercício três vezes.

– Também deitado, flexione os joelhos e deixe os pés apoiados no chão. Cruze os braços em direção ao peito, eleve o tronco e mantenha a lombar apoiada, ficando assim por 30 segundos. Repita o exercício três vezes.

– Ainda deitado, flexione os joelhos, mantenha os pés apoiados no chão, coloque as mãos atrás da cabeça e eleve o tronco lateralmente, ficando assim por 30 segundos. Realize o exercício três vezes, alternando os lados.

Top