Como evitar dores nas costas ao usar o computador

Com a modernidade, as pessoas permanecem cada vez mais tempo conectadas aos aparelhos tecnológicos, seja pelo computador, tablete ou smartphones. Apesar da imensa facilidade…

Com a modernidade, as pessoas permanecem cada vez mais tempo conectadas aos aparelhos tecnológicos, seja pelo computador, tablete ou smartphones. Apesar da imensa facilidade e agilidade que esses equipamentos nos oferecem, seu uso constante pode trazer algumas consequências maléficas para a saúde. Uma das principais consequências do uso excessivo é a má postura que pode causar diversos problemas. Por isso, veja como evitar as dores nas costas ao usar o computador.

A dor nas costas é uma queixa muito comum entre os indivíduos. (Foto: divulgação)

Dor nas costas – um problema que vem aumentando

Profissionais especializados em ortopedia e traumatologia, afirmam que o uso constante e inadequado de equipamentos eletrônicos está trazendo graves consequências aos indivíduos. Entre eles, podemos citar os problemas de postura que manifestam dores nas costas de forma crônica e até mesmo lesões de dedos devido ao excesso de digitação.

Aprenda a reconhecer o problema

Diante da má postura pelo frequente uso de computadores, muitos indivíduos desenvolvem dor do tipo pontada que acomete toda, ou apenas uma, parte da coluna vertebral. Em alguns casos, a dor é tão importante que acaba limitando o indivíduo a realizar atividades rotineiras. Por outro lado, as lesões nos dedos podem ocasionar dores na articulação que liga o pulso ao polegar. Vale ressaltar que esse problema é ainda mais comum entre as pessoas que abusam do uso de computadores e smartphones.

A prática de atividade física previne a dor nas costas. (Foto: divulgação)

Saiba como evitar os problemas

Ao utilizar o computador, especialistas alertam que o ideal é que o indivíduo não permaneça mais do que 30 minutos na mesma posição. Além disso, é muito importante que a pessoa adquira a posição correta na frente do computador. Ela consiste em manter a coluna vertebral ereta e alinhada ao encosto da cadeira, mantendo sempre a cabeça equilibrada, evitando pendê-la para frente ou para trás. Essas dicas também valem para o notebook que deve estar sempre fixado em alguma mesa, evitando o apoio no colo ou na cama. Intercalar as posições com alongamentos e movimentar os dedos, os punhos, os cotovelos e os ombros a cada meia hora, colabora na circulação e diminui a ocorrência de dor.

Leia Também:  Sintomas de gordura no fígado

Praticar atividades físicas é essencial

Além das dicas em relação às posições, é importante que o indivíduo inicie a pratica de atividades físicas com frequência. Isso ajuda a evitar o sobrepeso, colabora com o fortalecimento dos músculos e ainda traz flexibilidade às articulações. Entre os exemplos de exercícios, podemos citar as caminhadas regulares, a musculação, a dança, o pilates, os treinos de flexibilidade e o alongamento.

Saiba como evitar a dor nas costas. (Foto: divulgação)

Devido ao constante uso de aparelhos eletrônicos, associado à má postura, diversos indivíduos desenvolvem dor crônica nas costas. Após conhecer algumas dicas de como combater o problema e prevenir a dor nas costas, basta segui-las e obter os benefícios.

Top