Exame de ultrassom 3D: saiba mais

Com certeza, um dos momentos mais aguardados pelos pais que estão esperando um filho é o momento da realização da ultrassonografia. No entanto, algumas…

Por Editorial MDT em 07/12/2012

Com certeza, um dos momentos mais aguardados pelos pais que estão esperando um filho é o momento da realização da ultrassonografia. No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual o melhor ultrassom para avaliar a formação do bebê. Devido a isso, saiba mais sobre o exame de ultrassom 3D.

Saiba onde fazer a ultrassonografia 3D.

Os pais encontram-se ansiosos para saber se o bebê tem boa saúde. (Foto: divulgação

 Conhecendo mais sobre a ultrassonografia morfológica

Durante a gestação, a realização da ultrassonografia é imprescindível. Isso porque através desse exame é possível avaliar:

  • O crescimento fetal;
  • A quantidade de líquido amniótico;
  • Localização da placenta;
  • A morfologia do bebê, ou seja, a anatomia do feto na qual o médico poderá avaliar os sinais que se relacionam à probabilidade dele ser portador de doenças graves.

 Saiba qual o tempo certo de realizar a ultrassonografia

Segundo especialistas, é ideal que o primeiro ultrassom seja realizado no início da gravidez. Para que seja identificado o embrião e seu batimento cardíaco, é necessário que a gestante esteja de, pelo menos, 6 semanas, a contar da data da última menstruação.

 Principais doenças que podem ser verificadas através da ultrassonografia

Quando a ultrassonografia é realizada entre a 12° e  14° semana, o médico poderá visualizar se o feto é portador de doenças como: síndrome de Down e doenças cardíacas. Em torno da 20° a 22° semanas, a ultrassonografia tem a capacidade de detectar em torno de 90% das anomalias fetais.

Quando a gestante encontra-se na 32° a 36°, o ultrassom pode revelar se o crescimento e a vitalidade do bebê estão adequados para a idade. A partir dessa avaliação, é possível investigar se a gestação é de risco, podendo avaliar futuras complicações obstétricas.

A ultrassonografia 3D colabora com a visualização da anatomia do feto. (Foto: divulgação)

 Diferenças entre a ultrassonografia 3D e a 4D

Segundo especialistas, o ultrassom 3D é diferente da ultrassonografia comum, por mostrar diversas partes do feto, em vários planos. Ou seja, o exame é todo tridimensional e durante sua realização, o mesmo capta várias fatias do corpo do pequeno. Como resultado, ele permite uma imagem ampla do bebê e de sua anatomia. Já na ultrassonografia 4D, a imagem é tridiomensional e através dela é possível avaliar uma sequência mais rápida e realista do bebê, pois tem a condição de enxergar os movimentos do bebê.

O valor de cada ultrassonografia 3D e 4D

O preço das ultrassonografias dependerá da clínica que será realizada o exame. Apesar disso, em média, os valores dos ultrassons variam entre R$ 200,00 e R$ 300,00. Assim, antes de escolher o local que a ultrassonografia será realizada, é ideal pesquisar os diversos preços do mercado.

Todas as gestantes devem ser submetidas a realizar ultrassom. (Foto: divulgação)

Os futuros pais encontram-se ansiosos em saber qual o sexo do futuro filho e se ele encontra-se sadio. Para que isso seja possível, é ideal realizar uma ultrassonografia. Após saber mais sobre a ultrassonografia 3D, basta seguir a orientação do médico e avaliar qual a melhor opção.

Saiba quais são os exames necessários durante a gravidez.

Top