Dicas para se dar bem na viagem de negócios

A viagem de negócios já se tornou recorrente na vida de muitos profissionais. Este tipo de atividade exige certa etiqueta empresarial, além da capacidade…

A viagem de negócios já se tornou recorrente na vida de muitos profissionais. Este tipo de atividade exige certa etiqueta empresarial, além da capacidade de se virar em um território desconhecido para cumprir a tarefa proposta pelo chefe. Apesar de ser uma verdadeira aventura, é recomendado manter uma postura para não prejudicar a imagem da empresa.

Antes de viajar, é muito importante ter em mente os compromissos de trabalho para não perder tempo. O profissional deve, desta forma, fazer o planejamento com antecedência da sua viagem e tomar cuidado para não se transformar em um turista. Muitas pessoas acabam elaborando roteiros de passeios e esquecem que a verdadeira finalidade é representar a empresa.

É recomendado acertar os detalhes da viagem com antecedência, assim fica mais fácil se dedicar aos negócios nas reuniões com colaboradores, parceiros ou clientes. Quando o destino é internacional, o planejamento precisa ser feito com ainda mais cuidado, comprometimento e responsabilidade.

Dicas úteis para viagens corporativas

1. Seja organizado: antes de viajar, é necessário tomar notas de todos os compromissos associados ao papel de representante da empresa. Use uma agenda para facilitar a organização e não se esquecer de tarefas importantes.

Em primeiro lugar, se preocupe em manter uma postura organizada para montar a mala da viagem. Faça uma lista com todos os itens essenciais para não sofrer com sobressaltos. Em seguida, anote em um mesmo papel informações que podem ser úteis durante viagem, como endereços e telefones.

2. Mantenha a etiqueta empresarial: a viagem voltada para negócios exige certa postura para não se envolver em situações constrangedoras. Um bom profissional tem sempre em mente tudo esquematizado antes de viajar, além de cumprir com os horários dos encontros e reuniões. O profissional precisa estar preparado para se comunicar com as pessoas, expor as ideias e causar boa impressão.

3. Não perca o foco: quem viaja a negócios não está proibido de fazer passeios, mas é importante não deixar de lado os compromissos de trabalho. Para que a viagem não se torne desgastante e estressante, aproveite os momentos de folga para desfrutar de uma programação de lazer.

4. Tome cuidados com o vôo e hospedagem: as reservas de passagens aéreas e quartos em hotéis devem ser feitas com antecedência para evitar contratempos.

5. Procure ser auto-suficiente: não dependa de ninguém para cumprir as tarefas que estão associadas à viagem de negócios. Lembre-se de que tempo é dinheiro e que empresa espera contar com um representante comunicativo, inteligente e perspicaz.

Aproveite as dicas e tenha bons resultados com a sua viagem.

 

Top