Universidade Livre: entenda o projeto

No último dia 16 de janeiro, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que em 2013 quer criar a universidade livre brasileira. A iniciativa…

No último dia 16 de janeiro, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que em 2013 quer criar a universidade livre brasileira. A iniciativa consiste em disponibilizar por meio da internet aulas, palestras, seminários, entre outras atividades que aconteceram nas 59 universidades federais do país. Toda a população poderá assistir aos vídeos e reforçar o conhecimento ou aprender algo novo com a socialização do saber por meio da internet.

Leia mais sobre: Faculdade gratuita no Rio de Janeiro

A universidade livre vai disponibilizar por meio da internet conteúdos (Foto: Divulgação)

Internet como ferramenta de estudo

A universidade livre brasileira mais uma vez vai fazer da internet um campo de desenvolvimento de profissionais e cidadãos. Muitos que não tiveram a chance de ingressar na universidade mesmo diante de programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terão a chance de se aproximar desse universo acadêmico por meio da web.

Já para quem estás vivenciando um curso superior a universidade livre servirá como um reforço. Pois será possível aprender com outros profissionais, e ver através desse canal novas descobertas e meios de pensar sobre um mesmo tema. A iniciativa também será um meio de acompanhar seminários realizados nas universidades federais por profissionais da área de estudo que é tema do debate, mesmo sem que eles saiam de casa.

Saiba mais sobre: Melhores faculdades de medicina do Brasil

Você pode verificar as informações em qualquer lugar na universidade livre (Foto: Divulgação)

Universidade livre e educação a distância

A universidade livre é um meio de educação a distância um pouco diferente do que estamos acostumados a ter à disposição. Geralmente, os cursos EAD disponibilizam material didático e formas de interação com os professores por meio de monitores em salas de aulas em polos de ensino definidos pela instituição.

Continuar Lendo  Mudanças no Enade 2012

No caso dessa iniciativa, mais que nas demais, dependerá muito do interesse de quem está querendo aprender para tirar proveito do conteúdo disponível na internet. A universidade do saber não terá provas, mesmo porque não trata-se de um curso superior à distância com certificado ou diploma, mas funciona como uma extensão da universidade ou do conhecimento adquirido no ensino regular. Porém, até o momento, não existe data e nem endereço eletrônico definido para o funcionamento da universidade livre.

Top