Estresse no ambiente de trabalho: como lidar

O estresse no trabalho está ligado a dinâmica do indivíduo. Por isso, esse assunto é tratado como indispensável para se tornar um profissional bem-sucedido,…

Por Editorial MDT em 20/02/2013

O estresse no trabalho está ligado a dinâmica do indivíduo. Por isso, esse assunto é tratado como indispensável para se tornar um profissional bem-sucedido, que deve dedicar tempo e energia para o emprego. O fato é que com o aumento das cobranças o estresse se torna quase inevitável. Veja como lidar com o estresse no ambiente de trabalho.

É preciso aprender a lidar com o estresse no trabalho. (Foto: divulgação)

Estresse no trabalho

Ter qualidade de vida e viver com qualidade, são assuntos que tem deixado as pessoas preocupadas. Conciliar o trabalho e a vida pessoal tem sido grandes desafios para todos, graças às exigências do mundo atual. A divisão entre as obrigações e a vida pessoal faz com que os profissionais não tenham tempo para família, saúde e lazer.

Quando os sinais gerados pelo estresse começam a serem percebidos, as pessoas costumam se apavorar ainda mais. Segundo pesquisas feitas pelo International Stress Management Association (ISMA) que escutou mil trabalhadores de vários países, o Brasil ficou em segundo lugar no que diz respeito a “exaustão física e emocional”, que está relacionada ao estresse dos profissionais. O fato é que o estresse pode ser prejudicial tanto para o desempenho do individuo no trabalho, quanto para a saúde do mesmo.

Procure relaxar e evitar situações estressantes. (Foto: divulgação)

Veja também dicas anti-estresse no trabalho 

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

1. Observe as pessoas: os demais membros da empresa podem ser vistos como espelho para sua saúde. As reclamações, doenças como dores de cabeça ou nas costas, pele e outras podem ser sinais de que o estresse está intenso. É preciso ter consciência dos efeitos gerados pelo estresse para que ele seja combatido.

2. Organize o ambiente de trabalho: a manutenção da saúde é essencial para evitar o estresse. Portanto, tome cuidado com a cadeira, altura da mesa, tela do computador e outros materiais. Manter o ambiente limpo e organizado é essencial para manter a saúde.

3. Reserve tempo: o corpo e a mente dão sinais de cansaço, é hora de separar um tempo para fazer outras atividades. Procure sair com a família, realizar atividades de lazer, praticar esportes e ter uma boa alimentação.

4. Evite palavras negativas: não enfrente os problemas de forma fatal ou tendo pena de si próprios, pois as atitudes abalam a confiança e energia que combatem o estresse. Procure abrir sua mente somente para palavras positivas.

5. Tenha controle: não viva como se as exigências dos outros controlassem sua vida, encare a situação. Seja otimista e mostre que é possível fazer o que as pessoas esperam de você.

O estresse pode ser prejudicial para a saúde do indivíduo. (Foto: divulgação)

Veja também o estresse no trabalho aumenta as chances de problemas no coração

O estresse no trabalho pode ser causado por vários fatores. Sendo os principais, as exigências das quais o funcionário deve cumprir com excelência ao final de cada expediente. É preciso lidar com o estresse no trabalho da melhor forma possível, mantendo a calma, sendo otimista e evitando os fatores que favorecem para o surgimento do mesmo. 

Top