Estresse no trabalho aumenta as chances de problemas no coração

Estresse no trabalho aumenta as chances de problemas no coração

Muitas pessoas sentem estresse no trabalho, afinal, elas vivem em constante pressão, são cobradas, lidam com o lado mais tenso da interação, precisam cumprir…

Por Isabella Moretti em 22/09/2012

Muitas pessoas sentem estresse no trabalho, afinal, elas vivem em constante pressão, são cobradas, lidam com o lado mais tenso da interação, precisam cumprir suas metas e ouvir as queixas dos superiores.  No entanto, as situações estressantes vivenciadas no emprego podem prejudicar a saúde cardíaca.

O estresse causado pelo trabalho eleva o risco cardíaco. (Foto:Divulgação)

O risco de problema cardíaco é maior para o trabalhador estressado

Um estudo realizado pela equipe de pesquisadores da University College London, no Reino Unido, constatou que o estresse no trabalho aumenta as chances de problemas no coração. Esta conclusão foi formulada após a análise de 13 trabalhos europeus, que ao todo envolveram 200 mil pessoas.

Os participantes da pesquisa foram questionados sobre o tempo de trabalho para realizar as tarefas exigidas e também a respeito da liberdade que tinham para tomar decisões na empresa. Estas pessoas, acompanhadas durante sete anos, foram classificadas em dois grupos: vítimas do estresse ou não.

De acordo com os resultados do estudo britânico que revisou trabalhos anteriores, a tensão no trabalho está relacionada a um risco de 23% maior de doenças coronárias e ataques cardíacos. Embora tenha levado em consideração os transtornos no emprego, a pesquisa mostra que o problema não está no trabalho em si, mas sim na forma com que o funcionário lida com o estresse na sua rotina.

Veja também: Estresse no trabalho eleva em até 70% possibilidade de problemas cardiovasculares para mulheres

A tensão no trabalho está relacionada a um risco de 23% maior de doenças coronárias e ataques cardíacos. (Foto:Divulgação)

Os pesquisadores ainda descobriram que 3,4% dos casos poderiam ser evitados se os trabalhadores aprendessem a lidar com as situações estressantes da ocupação profissional. As chances de problemas de coração seriam 36% menores se estas pessoas deixassem de fumar.

Não foi a primeira vez que uma pesquisa associou o risco cardíaco ao estresse no trabalho. O Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional realizou um estudo com 22 mil participantes, de todas as partes do mundo. Após avaliar os dados, os autores descobriram que os funcionários que trabalham 11 horas por dia aumentam em 67% o risco de doenças no coração e, consequentemente, o risco de morte.

Dicas para controlar o estresse no trabalho

Medidas simples ajudam a controlar o estresse no trabalho. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir algumas dicas para relaxar no trabalho e não se tornar uma vítima do estresse:

– Em algum momento do seu dia, assista a um vídeo engraçado, pois isto diminui a liberação do hormônio do estresse. Enfim, a risada é uma arma contra a tensão;

– O chá diminui em até 47% a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Por isso vale a pena incluir a bebida na rotina;

– Consuma um doce para aumentar o bem-estar e combater o estresse;

– Nos momentos de folga, faça terapias de relaxamento, como a yoga.

Saiba mais: Como deixar a rotina no trabalho menos estressante

Top