Especialista Em Coluna - Quem Procurar? Especialista Em Coluna - Quem Procurar?

Especialista Em Coluna – Quem Procurar?

Muitas pessoas sofrem com dores na coluna. Estudos mostram que a principal causa de afastamento de pessoas em idade ativa do trabalho é a…

Por Editorial em 13/02/2020

Muitas pessoas sofrem com dores na coluna. Estudos mostram que a principal causa de afastamento de pessoas em idade ativa do trabalho é a dor nas costas. 

A Organização Mundial de Saúde afirma que a dor nas costas é um problema que já atingiu ou atingirá 80% da população mundial adulta. Portanto, é importante levar a sério um caso de dor nas costas. 

Mas quando surge esse tipo de dor, qual profissional procurar? E o que ele faz? 

 

O especialista em coluna pode ser o ortopedista ou o neurocirurgião. Ambos são profissionais médicos e há diferenças entre eles. 

O ortopedista cuida de casos de trauma nos membros, como fratura, entorses, e pode ser um ortopedista cirúrgico, que fará cirurgias no joelho, por exemplo. O ortopedista quando ligado ao esporte atende atletas profissionais e amadores, quando essas pessoas se lesionam e necessitam de diagnóstico adequado e encaminhamento do tratamento. 

O foco do ortopedista é o sistema musculoesquelético. 

dor na coluna

Já o neurologista cuida de tumores, lesões, tendo como foco o sistema nervoso central, cérebro e nervos. 

Ambos os profissionais devem pertencer à Sociedade Brasileira De Coluna e podem diagnosticar diversas patologias que acometem a coluna. 

Confira as mais comuns. 

Problemas Relacionado À Coluna Vertebral 

Existem diversos problemas relacionados à coluna vertebral que podem ser diagnosticados e tratados pelo especialista em coluna. 

1 – Dores Lombares 

A região lombar é o local mais comum de dor nas costas. Existem diversas causas para dores lombares, sendo as principais a má postura constante, obesidade, sedentarismo, depressão, além de outras causas. 

2 – Hérnia De Disco 

A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral sai do seu local ideal, situado entre as vértebras. Isso acontece devido a má postura prolongada, desgaste das vértebras ou movimentos repetitivos prolongados, além do envelhecimento, que pode causar perda da elasticidade do disco. 

Em uma tentativa de melhorar a situação, o organismo faz com que haja produção óssea no local em que o disco está, criando prolongamentos ósseos chamados osteófitos, popularmente conhecidos como bicos de papagaio. 

Essas projeções ósseas podem acabar pressionando terminações nervosas, trazendo dor. 

3 – Doenças Degenerativas 

Algumas doenças degenerativas afetam o disco intervertebral, bem como as vértebras. 

Existem diversas, mas as mais comuns são artrite (artrose), comum em pessoas de mais idade. 

4 – Estenose Espinhal 

Acontece quando o espaço localizado no interior das vértebras se torna menor, fazendo com que haja um estreitamento do canal, levando à dor. 

Tratamento Para Dor Nas Costas 

especialista em dor na coluna

Inicialmente, quando um paciente tem um quadro agudo de dor nas costas, o ideal é procurar um serviço de urgência ortopédica para conseguir aliviar a crise de dor. 

Nesses casos, geralmente o médico atendente irá prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, para tirar o paciente daquele quadro agudo de dor. 

Com a melhora em poucos dias, é importante que esse mesmo paciente busque um médico especialista de coluna para obter um diagnóstico preciso da causa da dor nas costas. 

O diagnóstico preciso é importante pois somente com ele é possível estabelecer o plano de tratamento. 

O tratamento em sua maioria dos casos é conservador, sempre associando sessões de fisioterapia para melhora da postura, ganho de movimento e fortalecimento muscular. A grande maioria dos casos apresenta resultado positivo somente com o tratamento conservador. 

No entanto, dependendo do diagnóstico e da seriedade da situação, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado. Mas lembrando que mesmo após a cirurgia, a fisioterapia ainda será necessária. 

O ITC Vertebral possui os melhores e mais gabaritados profissionais dedicados ao tratamento de doenças e dores de coluna. 

Qual É O Melhor Especialista Em Coluna? 

Tanto um bom ortopedista quanto um bom neurocirurgião poderão ajudar caso você precise deles. O importante é buscar um profissional que pertença à Sociedade Brasileira De Coluna, pois isso é a garantia que o profissional em questão tem a formação sólida adequada e segue as determinações das medicina. 

Tanto um profissional quanto outro poderá dar um bom auxílio no diagnóstico e propor um tratamento adequado, caso haja necessidade de cirurgia. Se não houver, o profissional também poderá encaminhar para o tratamento conservador adequado ou a um outro profissional.

Top