domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 19:42:28
MundodasTribos

Muitas pessoas sofrem com dores na coluna. Estudos mostram que a principal causa de afastamento de pessoas em idade ativa do trabalho é a dor nas costas. 

A Organização Mundial de Saúde afirma que a dor nas costas é um problema que já atingiu ou atingirá 80% da população mundial adulta. Portanto, é importante levar a sério um caso de dor nas costas. 

Mas quando surge esse tipo de dor, qual profissional procurar? E o que ele faz? 

 

O especialista em coluna pode ser o ortopedista ou o neurocirurgião. Ambos são profissionais médicos e há diferenças entre eles. 

O ortopedista cuida de casos de trauma nos membros, como fratura, entorses, e pode ser um ortopedista cirúrgico, que fará cirurgias no joelho, por exemplo. O ortopedista quando ligado ao esporte atende atletas profissionais e amadores, quando essas pessoas se lesionam e necessitam de diagnóstico adequado e encaminhamento do tratamento. 

O foco do ortopedista é o sistema musculoesquelético. 

dor na coluna

Já o neurologista cuida de tumores, lesões, tendo como foco o sistema nervoso central, cérebro e nervos. 

Ambos os profissionais devem pertencer à Sociedade Brasileira De Coluna e podem diagnosticar diversas patologias que acometem a coluna. 

Confira as mais comuns. 

O que este artigo aborda:

Problemas Relacionado À Coluna Vertebral 

Existem diversos problemas relacionados à coluna vertebral que podem ser diagnosticados e tratados pelo especialista em coluna. 

1 – Dores Lombares 

A região lombar é o local mais comum de dor nas costas. Existem diversas causas para dores lombares, sendo as principais a má postura constante, obesidade, sedentarismo, depressão, além de outras causas. 

2 – Hérnia De Disco 

A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral sai do seu local ideal, situado entre as vértebras. Isso acontece devido a má postura prolongada, desgaste das vértebras ou movimentos repetitivos prolongados, além do envelhecimento, que pode causar perda da elasticidade do disco. 

Em uma tentativa de melhorar a situação, o organismo faz com que haja produção óssea no local em que o disco está, criando prolongamentos ósseos chamados osteófitos, popularmente conhecidos como bicos de papagaio. 

Essas projeções ósseas podem acabar pressionando terminações nervosas, trazendo dor. 

3 – Doenças Degenerativas 

Algumas doenças degenerativas afetam o disco intervertebral, bem como as vértebras. 

Existem diversas, mas as mais comuns são artrite (artrose), comum em pessoas de mais idade. 

4 – Estenose Espinhal 

Acontece quando o espaço localizado no interior das vértebras se torna menor, fazendo com que haja um estreitamento do canal, levando à dor. 

Tratamento Para Dor Nas Costas 

especialista em dor na coluna

Inicialmente, quando um paciente tem um quadro agudo de dor nas costas, o ideal é procurar um serviço de urgência ortopédica para conseguir aliviar a crise de dor. 

Nesses casos, geralmente o médico atendente irá prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, para tirar o paciente daquele quadro agudo de dor. 

Com a melhora em poucos dias, é importante que esse mesmo paciente busque um médico especialista de coluna para obter um diagnóstico preciso da causa da dor nas costas. 

O diagnóstico preciso é importante pois somente com ele é possível estabelecer o plano de tratamento. 

O tratamento em sua maioria dos casos é conservador, sempre associando sessões de fisioterapia para melhora da postura, ganho de movimento e fortalecimento muscular. A grande maioria dos casos apresenta resultado positivo somente com o tratamento conservador. 

No entanto, dependendo do diagnóstico e da seriedade da situação, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado. Mas lembrando que mesmo após a cirurgia, a fisioterapia ainda será necessária. 

O ITC Vertebral possui os melhores e mais gabaritados profissionais dedicados ao tratamento de doenças e dores de coluna. 

Qual É O Melhor Especialista Em Coluna? 

Tanto um bom ortopedista quanto um bom neurocirurgião poderão ajudar caso você precise deles. O importante é buscar um profissional que pertença à Sociedade Brasileira De Coluna, pois isso é a garantia que o profissional em questão tem a formação sólida adequada e segue as determinações das medicina. 

Tanto um profissional quanto outro poderá dar um bom auxílio no diagnóstico e propor um tratamento adequado, caso haja necessidade de cirurgia. Se não houver, o profissional também poderá encaminhar para o tratamento conservador adequado ou a um outro profissional.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Perigos dos Alimentos Vencidos para a Saúde

Perigos dos Alimentos Vencidos para a Saúde

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Stress e ansiedade estão ligados ao surgimento de câncer mais agressivo

Stress e ansiedade estão ligados ao surgimento de câncer mais agressivo

Saiba quais são os tipos de autismo

Saiba quais são os tipos de autismo

Formas de tratar amigdalite

Formas de tratar amigdalite

Monitor de Pressão Arterial de Pulso Preço

Monitor de Pressão Arterial de Pulso Preço