Esclareça as principais dúvidas sobre cio de cachorro

Muitas famílias, ao comprar um cãozinho do sexo feminino, ficam ansiosas para que o animal entre no cio. O período é propício para o…

Por Isabella Moretti em 25/02/2013

Muitas famílias, ao comprar um cãozinho do sexo feminino, ficam ansiosas para que o animal entre no cio. O período é propício para o acasalamento, ou seja, a fêmea está apta a aceitar o macho e ter os seus filhotes.

O cio canino dura de 15 a 16 dias. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Gravidez psicológica canina: o que fazer

O cio canino é um período de ovulação e por isso faz algumas transformações no corpo da fêmea. A urina, por exemplo, é liberada com feromônio, um tipo de cheiro que atrai os machos. Os cães também costumam sentir, a quilômetros de distância, que a cachorrinha está no período certo de acasalamento.

Apesar de o cio ser algo natural na vida da fêmea, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como ele se manifesta e suas peculiaridades. As perguntas são mais frequentes ainda quando a cachorra vivencia o seu primeiro cio e o seu dono não entende nada sobre o assunto.

Perguntas e respostas sobre cio canino

Confira a seguir as perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre cio de cachorro:

Quando acontece o primeiro cio?
O primeiro cio normalmente acontece entre o sétimo e o décimo mês de vida. Ele marca a entrada na cachorrinha na puberdade.

Quais são os sinais que indicam que a fêmea está no cio?
O cio canino é marcado pelo sangramento moderado e também pelo aumento no tamanho do órgão genital. Nos primeiros sete dias, a fêmea aceita contato com o macho, mas não o acasalamento. O animal no cio também pode apresentar alterações no comportamento, como a agressividade.

Somente no final do cio a fêmea aceita acasalar. (Foto:Divulgação)

Quando ocorre o acasalamento?
Nos primeiros dias, a fêmea reage quando o macho tenta acasalar. Porém, nos últimos oito dias de cio, ela aceita que o cachorro monte sobre ela para cruzar.

Quanto tempo dura o cio canino?
O período fértil da fêmea dura de 15 a 16 dias, sendo que acontece a cada seis meses.

A fêmea no cio pode tomar banho e passear?
Sim. Não há restrições com relação aos banhos e passeios, mas o dono deve ficar atento para que um macho não se aproveite da situação e gere uma gravidez indesejada.

A cadela pode engravidar no primeiro cio?
A gestação pode acontecer desde o primeiro cio, no entanto, muitos especialistas recomendam o acasalamento apenas depois do segundo período de ovulação, pois aí o aparelho reprodutivo está completamente formado.

Não é bom a cachorrinha engravidar muitas vezes seguidas. (Foto:Divulgação)

A fêmea pode cruzar em todos os cios?
A cadela pode engravidar em todos os cios, mas não é ideal. O corpo dela precisa descansar, pois o desgaste provocado pelo parto e pela amamentação é grande.

Como saber se o cio acabou?
O sangramento acaba de vez, o inchaço na região genital diminui e a cachorra passa a rejeitar o macho.

Veja também: Gestação canina, cuidados

Top