Esclareça as principais dúvidas sobre cio de cachorro

PUBLICIDADE

Muitas famílias, ao comprar um cãozinho do sexo feminino, ficam ansiosas para que o animal entre no cio. O período é propício para o acasalamento, ou seja, a fêmea está apta a aceitar o macho e ter os seus filhotes.

O cio canino dura de 15 a 16 dias. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Gravidez psicológica canina: o que fazer

O cio canino é um período de ovulação e por isso faz algumas transformações no corpo da fêmea. A urina, por exemplo, é liberada com feromônio, um tipo de cheiro que atrai os machos. Os cães também costumam sentir, a quilômetros de distância, que a cachorrinha está no período certo de acasalamento.

PUBLICIDADE

Apesar de o cio ser algo natural na vida da fêmea, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como ele se manifesta e suas peculiaridades. As perguntas são mais frequentes ainda quando a cachorra vivencia o seu primeiro cio e o seu dono não entende nada sobre o assunto.

Perguntas e respostas sobre cio canino

Confira a seguir as perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre cio de cachorro:

Quando acontece o primeiro cio?
O primeiro cio normalmente acontece entre o sétimo e o décimo mês de vida. Ele marca a entrada na cachorrinha na puberdade.

Quais são os sinais que indicam que a fêmea está no cio?
O cio canino é marcado pelo sangramento moderado e também pelo aumento no tamanho do órgão genital. Nos primeiros sete dias, a fêmea aceita contato com o macho, mas não o acasalamento. O animal no cio também pode apresentar alterações no comportamento, como a agressividade.

Somente no final do cio a fêmea aceita acasalar. (Foto:Divulgação)

Quando ocorre o acasalamento?
Nos primeiros dias, a fêmea reage quando o macho tenta acasalar. Porém, nos últimos oito dias de cio, ela aceita que o cachorro monte sobre ela para cruzar.

Quanto tempo dura o cio canino?
O período fértil da fêmea dura de 15 a 16 dias, sendo que acontece a cada seis meses.

PUBLICIDADE

A fêmea no cio pode tomar banho e passear?
Sim. Não há restrições com relação aos banhos e passeios, mas o dono deve ficar atento para que um macho não se aproveite da situação e gere uma gravidez indesejada.

A cadela pode engravidar no primeiro cio?
A gestação pode acontecer desde o primeiro cio, no entanto, muitos especialistas recomendam o acasalamento apenas depois do segundo período de ovulação, pois aí o aparelho reprodutivo está completamente formado.

Não é bom a cachorrinha engravidar muitas vezes seguidas. (Foto:Divulgação)

A fêmea pode cruzar em todos os cios?
A cadela pode engravidar em todos os cios, mas não é ideal. O corpo dela precisa descansar, pois o desgaste provocado pelo parto e pela amamentação é grande.

Como saber se o cio acabou?
O sangramento acaba de vez, o inchaço na região genital diminui e a cachorra passa a rejeitar o macho.

Veja também: Gestação canina, cuidados

Leia também:

1 comentário

  • Encontrei uma cachorrinha na rua, estava muito fraca, toda molhada e debilitada. Arrodiada de cachorros. Estava tendo sangramento na vagina, e por isso entendi q ela estava no cio. Levei-a ao veterinário; que deu duas injeções para ela não ficar prenha, um multvitaminico, remédio para verme e etc. Isso aconteceu em meadas de Julho.
    Pois bem; tenho um cão e o mantive o tempo todo longe dela, até passar mais de 20dias. Quando foi Domingo (15/09/13), para o meu espanto encontrei ele cruzado com ela, voltei ao veterinário, e ele disse q ela tem q tomar as injeções tudo de novo. Não entendo; será q ela pode engravidar? Uma cadela entra no cio duas vezes? Ela aceita ele mesmo sem estar no cil? Por favor me ajudem, pois não tenho mais dinheiro.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.