Erros que prejudicam os músculos

Trabalhar a musculatura corporal e ganhar um corpo torneado e bem definido não é um trabalho fácil. Infelizmente, muitas pessoas podem acabam seguindo orientações…

Por Editorial MDT em 05/06/2013

Trabalhar a musculatura corporal e ganhar um corpo torneado e bem definido não é um trabalho fácil. Infelizmente, muitas pessoas podem acabam seguindo orientações erradas e, apesar de tomar outros vários cuidados, acabar prejudicando o adequado desenvolvimento e hipertrofia muscular. Saiba mais e confira os principais erros que prejudicam os músculos.

Alguns erros comuns são capazes prejudicar o ganho de massa muscular. (Foto: divulgação)

A hipertrofia saudável é um processo lento

Fazer o músculo aumentar de tamanho, ou seja, hipertrofiar, não consiste apenas em aumentar a espessura da fibra muscular. Tão importante quanto fazer as células musculares aumentarem de tamanho, é ofertar os nutrientes necessários para que os componentes intracelulares e organelas também aumentem de volume e sejam capazes de suprir as necessidades da célula hipertrófica.

Outros processos importantes estão envolvidos na hipertrofia, como retenção de líquido no espaço intercelular e adequação da capacidade de reter glicogênio e outros elementos. Isso significa que o aumento saudável da massa muscular é um processo que precisa de tempo e não deve ser apressado, sob o risco de ocorrer lesão nas células musculares.

Erros que prejudicam os músculos

Confira os principais erros capazes de prejudicar o bom desenvolvimento muscular e saiba como evitá-los:

1.       Dieta desequilibrada

Para as fibras musculares aumentarem de tamanho é necessário que haja um intenso trabalho de fabricação de proteínas específicas, que são as principais constituintes dos músculos. Todo esse trabalho demanda de grande necessidade de energia, que é obtida exclusivamente através de uma alimentação adequada e balanceada. O ideal é caprichar nos alimentos que ajudam a ganhar massa muscular, como os ricos em proteínas e energia, procurando auxílio de nutricionista para esclarecer eventuais dúvidas.

O ideal é planejar as refeições, para não cair na tentação do fast food. (Foto: divulgação)

2.       Excluir carboidratos do cardápio

Muitas pessoas querem ganhar músculos ao mesmo tempo em que fazem dietas altamente restritivas, para perder peso. Geralmente o foco dessas dietas é a eliminação do carboidrato.

Essa combinação não funciona bem e pode fazer mal para a saúde, pois além de ser a principal fonte de energia, os carboidratos ainda estimulam a produção de hormônios como a serotonina, aumentam a concentração de glicogênio intramuscular e previnem a perda de massa magra.

3.       Excesso de exercício

Como foi dito anteriormente, a hipertrofia muscular é um processo complexo e que demanda tempo. Se matar na academia, fazendo exercícios com mais peso ou por mais tempo do que o recomendado só causa malefícios, pois acaba lesando as fibras musculares permanentemente.

4.       Falta de disciplina

Na correria do dia a dia que muitas pessoas vivem, não é incomum alguns indivíduos substituírem os pratos preparados em casa por opções mais práticas, como as fast foods. É fundamental que a pessoa que deseja ficar sarada seja disciplinada e planeje as refeições diárias, para não arrumar desculpas e acabar comendo guloseimas nada nutritivas e nocivas à saúde.

Na academia é preciso saber respeitar os limites do corpo. (Foto: divulgação)

Aumentar a massa muscular não é uma tarefa simples e demanda disciplina e muita paciência. Para conquistar o corpo dos sonhos é preciso ficar atento  evitar os erros que são capazes de prejudicar o desenvolvimento saudável dos músculos.

Top