Erros que não podem ser cometidos no currículo

Na hora de fazer o currículo, é preciso ter muita atenção. Trata-se do primeiro contato que o interessado terá com as pessoas da empresa…

Na hora de fazer o currículo, é preciso ter muita atenção. Trata-se do primeiro contato que o interessado terá com as pessoas da empresa onde pretende trabalhar. Os responsáveis pelo recrutamento esperam um documento conciso, que tenha sido elaborado segundo regras de ética para esse meio. No entanto, muitos cometem gafes que podem levar por água abaixo a possibilidade de fazer parte de uma determinada corporação. Veja quais são os erros que não podem ser cometidos no currículo.

O currículo errado pode minar as chances de se conseguir o emprego (Foto: Divulgação)

Erros ao fazer currículo

Primeiramente, é preciso que o currículo esteja muito bem redigido. Ele deve conter as informações necessárias, escritas de forma correta. Erros de escrita e pontuação podem pegar muito mal, pois denotam certo desleixo, por parte do aspirante ao cargo. Na dúvida, peça para alguém competente fazer uma correção do que foi escrito.

As informações nunca devem conter histórias desnecessárias da vida do candidato. Os recrutadores, geralmente, não têm tempo e muito menos interesse para conhecer toda a trajetória de vida do interessado na vaga. Deve-se colocar apenas o que tem relevância para a vida profissional. O currículo não é um livro autobiográfico.

Cheio de erros, o currículo não servirá para nada (Foto: Divulgação)

Gabar-se demais também é um erro que não pode ser cometido no currículo. As qualidades devem ser mencionadas apenas na entrevista, caso o entrevistador pergunte por elas. Mesmo assim, é sempre bom dizer apenas o que tem relevância. Exibir suas qualidades, sem que haja necessidade, não irá facilitar a sua entrada na empresa. Isso também está entre os principais erros do currículo em vídeo.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Via Fácil

Outro erro de currículo é inserir informações sobre o antigo trabalho, de forma negativa. Deixe para responder a tais perguntas, apenas na entrevista. Nunca desmoralize o antigo trabalho.

Outros erros no currículo

Com cuidados, certamente as chances de uma entrevista aumentarão (Foto: Divulgação)

Para valorizar o currículo profissional, não é necessário incrementá-lo com coisas que não fazem parte dele. Muitas pessoas cometem o erro de enviar documentos pessoais ou que comprovem as informações contidas no currículo, junto a ele. Caso isso seja necessário, certamente será pedido em outra etapa da seleção.

Finalmente, não se pode enviar o currículo para inúmeras pessoas da empresa. Muitos pensam que, fazendo isso, irão atingir o maior número de pessoas possível, aumentando suas chances de conquista. Trata-se de um grande erro, que só fará diminuir as possibilidades. Envie o currículo apenas para o contato divulgado. Certamente, a pessoa responsável irá decidir se chama ou não o candidato para a entrevista.

Top