Dicas para valorizar o currículo profissional

Um currículo deve ser elaborado com bastante cuidado, afinal de contas é ele quem na maioria das vezes estabelece o primeiro contato do candidato…

Um currículo deve ser elaborado com bastante cuidado, afinal de contas é ele quem na maioria das vezes estabelece o primeiro contato do candidato com o empregado. Por isso, é importante que este documento valorize suas competências e as conquistas de sua trajetória profissional, caso contrário, você corre o risco de nem ser chamado para uma entrevista.

Um bom currículo deve valorizar suas competências e as conquistas de sua trajetória profissional. (Foto: Divulgação).

Para garantir, pelo menos, uma conversa pessoal com o entrevistador, separamos algumas dicas de como valorizar o currículo e torna-lo mais “atraente”. Apesar de simples, muitos profissionais deixam de colocar essas orientações em prática, reduzindo assim a oportunidade de ficar com uma vaga.

Além dos resultados alcançados ao longo de sua carreira, você também não deve deixar de destacar sua formação acadêmica, ainda mais se ela estiver alinhada ao cargo oferecido. Participação em cursos e treinamentos ligados a oportunidade em questão podem ser um diferencial e aumentar as suas chances de conquistar o emprego.

Abaixo, seguem outras orientações sobre como elaborar um bom currículo e valorizar este documento.

Confira 10 dicas para elaborar o currículo perfeito.

Dicas para valorizar o currículo profissional

Além dos resultados alcançados ao longo de sua carreira, você também não deve deixar de destacar sua formação acadêmica. (Foto: Divulgação).

1. Com a difusão da internet e das redes sociais, dar um toque multimídia ao currículo pode chamar a atenção do entrevistador de modo positivo. Neste sentido, você tem a opção de colocar links do seu perfil no Linkedln, de um blog profissional ou de algum vídeo de apresentação no Youtube.

2. Boa parte dos candidatos peca na falta de objetividade, um dos aspectos mais valorizados na análise deste documento. O currículo deve ser claro e trazer as informações de forma organizada. Você pode até inovar na apresentação, desde que não comprometa a clareza do conteúdo.

Veja porque evitar mentiras no currículo.

Objetividade e clareza são fundamentais para o seu currículo chamar a atenção positivamente de quem está recrutando. (Foto: Divulgação).

3. Para valorizar o seu currículo profissional, você também deve alinhar seu objetivo de trabalho à oportunidade que está sendo oferecida. Caso se candidate a mais de um cargo, por exemplo, procure citar um objetivo para cada uma das vagas. Isso é importante para não demostrar ausência de foco.

4. Nenhuma dessas dicas terá efeito se você não tomar cuidado com a escrita. Um escorregão ortográfico, por menor que ele seja, já é suficiente para saltar aos olhos de quem esta recrutando. A cada deslize cometido, seu currículo fica desvalorizado, levando por água abaixo o seu objetivo de ficar com a vaga.

Top