Erros mais comuns na academia

Frequentar a academia todos os dias e fazer vários exercícios nem sempre é sinônimo de ter um corpo saudável. Existem alguns erros muito comuns…

Por Editorial MDT em 26/06/2012

O erros durante os treinos na academia podem ser prejudiciais a saúde.

Frequentar a academia todos os dias e fazer vários exercícios nem sempre é sinônimo de ter um corpo saudável. Existem alguns erros muito comuns cometidos nas academias diariamente. Na maioria das vezes, esses erros acontecem por falta de conhecimento do instrutor ou do próprio aluno, que podem fazer mal a saúde. Saiba mais.

Malhar com segurança

As academias são ambientes em que se busca bem-estar, corpos perfeitos e saudáveis, porém nem sempre é isso o que acontece. Devido a falta de orientação, existem pessoas que pensam que não se deve comer antes de malhar, ou seja, uma informação totalmente errada. É indispensável se alimentar bem, antes dos treinos.

Por esses e outros motivos, é muito importante seguir as orientações de um profissional qualificado e preparado para prescrever os exercícios corretamente, antes de serem realizados. O mais indicado é procurar um local com boas referências para malhar com segurança.

Veja dicas de alimentação após a musculação 

 

O treino excessivo pode causar lesões musculares e até diminuição da massa magra.

Erros mais comuns nas academias

1. Não mudar os treinos: fazer sempre os mesmos exercícios mantém o corpo em condicionamento fixo e sujeito a lesões causadas por esforço repetitivo. Portanto, varie os treinos em caminhadas, pedaladas e outros.

2. Não alongar: a maioria das pessoas se esquece de fazer alongamento antes de praticar os treinos. Porém, alongar é extremamente importante para relaxar os músculos, prevenir lesões e manter a postura adequada.

3. Excesso de exercícios: o ritmo intenso de exercícios pode causar distensões, lesões musculares e até perda de tecido muscular. Seja paciente e pratique os exercícios de forma moderada, aumentando gradativamente conforme as condições do seu corpo.

4. Uso de roupas inadequadas: algumas pessoas usam um monte de roupas pensando em perder mais calorias e peso. Entretanto, essa atitude faz com que só se perca água e sais minerais, não gordura. O mais indicado é usar roupas leves e que se ajustem bem ao corpo.

5. Praticar exercícios em jejum ou com o estômago cheio: os treinos em jejum podem levar a uma hipoglicemia, levando a perda de massa muscular e não de gordura. Já o estômago cheio pode causar congestão, náuseas, vômitos, mal estar e até atrapalhar todo o treino.

6. Falta de postura: treinar com postura incorreta é muito comum nas academias. Durante os treinos é muito importante manter a postura correta para evitar problemas na coluna e até lesões musculares.

Veja algumas sugestões de roupas para malhar

Os alongamentos são indispensáveis antes dos treinos.

Os erros durante os treinos em academias são muito comuns e devem ser evitados, pois podem causar sérios problemas a saúde. O ideal é procurar uma academia segura, com profissionais capacitados para orientar quanto aos treinos corretos. Fique em forma com saúde.

Top