13 de julho: Dia do Rock

Se você gosta de rock, certamente este é o seu dia! Sim, o dia do Rock existe! Pelo menos no Brasil, o dia 13…

Por Editorial MDT em 13/07/2013

Se você gosta de rock, certamente este é o seu dia! Sim, o dia do Rock existe! Pelo menos no Brasil, o dia 13 de julho é conhecido como Dia Mundial do Rock.

Você sabia que o dia 13 de julho é o dia Mundial do Rock? (Imagem: Divulgação)

História do dia do Rock

Embora o nome seja conhecido como “Dia mundial do Rock” a verdade é que a data só é comemorada no Brasil. Ela faz referência ao Live Aid, um megaevento que aconteceu em 13 de julho de 1985. Tratou-se de um show simultâneo em Londres e na Filadélfia com o objetivo de combater a fome na Etiópia e que contou com a presença de muitos nomes de peso no cenário musical como  Led Zeppelin, Dire Straits, David Bowie, Mick Jagger, U2 e Black Sabbath. Já a celebração foi instituída em referência ao desejo de Phil Collins. Um dos participantes do evento, Collins declarou que gostaria que aquela fosse uma data a ser considerada como dia mundial do Rock.

O Live Aid aconteceu em 1985 e é a principal referência na comemoração do Dia Mundial do Rock (Imagem: Divulgação)

A ideia não foi levada muito a sério, mas no Brasil ela só começou a ganhar alguma força em meados dos anos 1990 quando duas rádios especializadas em Rock  – 89 FM e 97 FM – passaram a mencionar a data em sua programação. Aos poucos foi adquirindo popularidade junto ao seu público e aceita como uma ocasião a ser celebrada.

E aí? Já preparou a sua playlist para o dia?

 

Top