Erros ao cuidar da higiene do bebê

O excesso de cuidados ou a falta de higiene fazem com que muitas mães cometam alguns erros na hora de realizar a higiene dos…

O excesso de cuidados ou a falta de higiene fazem com que muitas mães cometam alguns erros na hora de realizar a higiene dos bebês. É preciso ter alguns cuidados específicos com os pequenos. Veja quais são os erros mais comuns ao cuidar da higiene do bebê e como fazer corretamente.

A higiene é essencial para a saúde do bebê. (Foto: divulgação)

Higiene do bebê

A higiene do bebê é mais do que o simples ato para evitar doenças, a hora do banho e os cuidados com limpeza são também momentos de afeto e amor entre pais e filhos. Os cuidados são essenciais para prevenir infecções, já que o sistema imune da criança não está totalmente formado quando ela nasce.

A higienização da criança começa através do local onde ela será feita. Não se esqueça de deixar tudo sempre limpo, principalmente onde irá dar banho ou trocá-lo. Além disso, lavar as mãos antes de segurá-lo é indispensável.

É preciso ter cuidados com a higiene do bebê. (Foto: divulgação)

Veja também produtos de higiene para bebês 

Erros ao cuidar da higiene do bebê

1. Trocar fraldas somente após as mamadas: trata-se de algo muito comum entre as mães, pois elas pensam que o bebê se alimenta e logo suja as fraldas. Porém, o mais indicado é fazer antes para que não cause regurgitações no bebê. E como forma de mantê-lo sempre limpo e seco, o ideal é trocar sempre que ele fizer xixi ou coco;

2. Uso de lenço umedecido cheiroso: a qualidade do produto não está relacionada com a fragrância.  O ideal é usar lencinhos com texturas leves e suaves, o que indica que há menos componentes químicos em sua formulação;

Leia Também:  Salinas de Maragogi Resort - Fotos, roteiro de viagem CVC

3. Limpeza da vagina: é errado fazer a limpeza da vagina vindo do bumbum na direção da vagina, pois os microrganismos das fezes podem vir para a mesma. O ideal é fazer da frente para trás, não se esquecendo de limpar as dobrinhas dos lábios;

4. Usar fraldas de pano: as fraldas de pano não são melhores que as descartáveis. As fraldas de tecido mostram que a criança está encharcada ao fazer coco ou xixi, enquanto as descartáveis devido ao sistema absorvente deixam o bebê sequinho. O ideal é apostar em fraldas descartáveis e a cada duas horas para ver se há necessidade de trocar.

5. Banhos por dia: é errado dar dois banhos mornos ou mais em um dia, pois a pele do bebê é fina e sensível, o excesso de banho pode causar irritação, ressecar e diminuir a proteção da pele. O ideal é dar o primeiro banho usando sabonete hipoalérgico e o segundo somente com água.

O banho deve ser dado com cuidado. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com a higiene íntima do bebê 

Durante a realização da higiene do bebê é preciso tomar alguns cuidados para evitar erros. É preciso ficar atenta para trocar as fraldas corretamente, fazer limpeza das regiões íntimas, o banho deve ser dado com cuidado para evitar problemas com a pele da criança.

 

Top