Cuidados com a higiene íntima do bebê

Os bebês possuem a pele delicada e mais fina que a de um adulto, por isso, necessitam de cuidados especiais, principalmente na região genital,…

Por Editorial MDT em 01/03/2012

Lave cuidadosamente as genitais do bebê na hora do banho (Foto: Divulgação)

Os bebês possuem a pele delicada e mais fina que a de um adulto, por isso, necessitam de cuidados especiais, principalmente na região genital, que é porta de entrada para várias doenças. Sendo assim, saiba quais são os cuidados necessários com a higiene íntima do bebê para que ele esteja sempre saudável e confortável.

Algo muito importante na higienização do bebê é a própria higiene de quem cuida dele. Todos que forem manusear a criança devem estar com as mãos e as roupas muito limpas. Do mesmo modo, as toalhas, panos e lençóis que serão usados precisam estar livres de sujeiras.

O pH da pele infantil é menos ácido, aproximadamente 6,7. Portanto, são mais propensos a sofrerem de infecções. Para tanto, use sabonetes líquidos com pH abaixo de 6. A água deve estar morna e o uso de esponjas não é adequado, já que a pele do pequeno é muito fina. Nesse momento, limpe a genital do bebê com as mãos, passando-a levemente sobre o pênis ou a vagina da sua criança.

Enfim, na hora de secar o seu filho, passe uma toalha macia sobre o corpinho dele e, quando chegar a vez de enxugar a genitália dele, passe-a delicadamente por ela. Para secar o pênis, puxe-o para cima e passe a toalha em volta dele. Se for uma menininha, abra os grandes lábios e passe a toalha por dentro deles da frente para trás para secá-la bem.

Ao secá-lo, passe a toalha levemente pelas suas partes íntimas (Foto: Divulgação)

Em seguida, passe o talco nas genitais e no bumbum da criança e coloque a fralda nela. Entretanto, sempre que possível, deixe-a sem a fralda por algumas horas para que os seus genitais possam respirar um pouco. Porém, tome cuidado para que o lugar em que ela ficar não esteja sujo ou molhado.

Se precisar trocar a fralda do seu filho, retire-a e jogue-a no lixo. Então, passe um pano ou um algodão molhado ou lencinhos umedecidos nas genitais dele para retirar toda a sujeira. Levante as perninhas dele e passe o pano no bumbum também. Depois, se ele tiver assaduras, passe um creme para curá-las e jogue o talco.

Na hora de trocar as fraldas do bebê, levante bem as perninhas dele para limpar o seu bumbum (Foto: Divulgação)

Os bebês precisam de cuidados especiais com a sua higiene íntima porque são muito mais delicados que os adultos. Sendo assim, na hora do banho ou quando for trocar as fraldas deles, saiba como fazer essa higiene corretamente.

 

 

Top